Artes Visuais | Notas

Lia Rodrigues na série “Diálogos”

Change Size Text
Lia Rodrigues na série “Diálogos” Foto: Inhotim/Divulgação

Um encontro entre dança e artes plásticas te espera no próximo episódio da série Diálogos, do Inhotim, que entra no ar neste sábado (17/10), nas redes sociais do Instituto.

A série exibe conversas entre artistas, especialistas e curadores do mundo da arte e da botânica. Desta vez, o papo é entre Antonio Grassi, ator e diretor-presidente do Inhotim, e Lia Rodrigues, coreógrafa e diretora da Lia Rodrigues Companhia de Danças, artista renomada no Brasil e no exterior.

O tema do diálogo é a longa parceria de Lia com Tunga, um artista que tem presença central no Inhotim: Deleite (1999), de sua autoria, foi a primeira obra do Instituto, instalada no ano 2000. True Rouge (1997) ocupou uma das primeiras galerias, de 2002.

Dez anos depois, Inhotim inaugurou o maior pavilhão do Instituto, a Galeria Psicoativa, com 2.200 metros quadrados. Em 2016, houve nova performance na galeria True Rouge, em comemoração aos 10 anos do Inhotim, com coreografia de Lia Rodrigues.

Direto de Amsterdã, Lia conta como seu trabalho de coreógrafa encontrou a produção artística e as performances da obra de Tunga. Também contribuíram com perguntas à Lia neste episódio: o cantor e compositor Arnaldo Antunes, que, junto com Carlinhos Brown, fez o mantra-rock Tereza, que faz parte do conjunto de obras da Psicoativa; e a curadora Luisa Duarte, organizadora da exposição Tunga, o rigor da distração (2018), no Museu de Arte do Rio de Janeiro.

Os episódios de Diálogos e todas as séries do Inhotim são exibidos nas redes sociais do Instituto no YouTube, Facebook e Instagram.

Já no Google Arts and Culture você confere as exposições on-line do Instituto.

Foto: William Gomes/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?