Artes Visuais | Notas

Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture

Change Size Text
Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture Capa. Foto: Museu Virtual/Divulgação

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho em Braga (Portugal) lançou o Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture.

O Museu conta com 45 exposições virtuais multimídia, 256 obras de arte, 112 fotografias, 98 programas de rádio, 19 filmes e dois documentários que remetem aos países de língua portuguesa. A iniciativa mostra o universo da arte e a cultura dos países lusófonos, abrangendo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, estendendo-se às regiões de Galiza (Espanha) e Macau (China). 

O evento de lançamento contou com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, da Gestora de Políticas Públicas do Google, Helena Martins, e do diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do CECS, Moisés de Lemos Martins. A transmissão da cerimônia encontra-se, agora, disponível no canal do YouTube do Museu Virtual da Lusofonia.

O Museu Virtual da Lusofonia foi criado pela Universidade do Minho fruto de um projeto, em 2017, para lançar uma plataforma de cooperação artística e cultural que pudesse abranger o espaço físico e virtual da língua portuguesa. Atualmente é composto por uma equipe de profissionais da educação, agentes culturais e artísticos, jornalistas, profissionais da comunicação social, historiadores, sociólogos, políticos e investigadores de comunicação que realizam o levantamento e análise de todas as obras expostas.

O Google Arts & Culture trabalha com instituições culturais e artistas de todo o mundo para preservar e divulgar a produção artística e cultural, disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?