Artes Visuais, Notas

O poeta carioca Paulo Sabino mostra videopoemas no Rio

Change Size Text
O poeta carioca Paulo Sabino mostra videopoemas no Rio
O Oi Futuro inaugurou no Rio de Janeiro nesta segunda (5/8) a exposição Somos Somas, do poeta e jornalista Paulo Sabino, dentro do Programa Poesia Visual e Digital, com curadoria de Alberto Saraiva. A exposição vai ocupar o térreo e o 2° piso do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo. A mostra alterna poemas gravados em celular pelo próprio Sabino e convidados virtuais. Charles Gavin, Mabel Velloso, Claudia Roquette-Pinto, Ricardo Silvestrin, Maíra Freitas, Péricles Cavalcanti, Adriano Nunes e Carlos Rennó, entre outros, têm suas imagens projetadas em grandes formatos. Os poemas inéditos do autor serão exibidos em três monitores, que ficam localizados no térreo do centro cultural. Conhecido como agitador cultural e promotor de saraus de poesia no Rio, Sabino faz sua primeira exposição individual. Na galeria 2 do Oi Futuro, o artista convida outros amantes da palavra para participar das obras apresentadas, criando uma rede de pessoas em torno da poesia. Em um grande painel no térreo do centro cultural será reproduzida a biblioteca do artista, cenário constante em seus vídeos poéticos, postados regularmente nas redes sociais. Carioca nascido em Olaria, Paulo Sabino edita o site literário Prosa em Poema e é curador do selo de poesia Bem-Te-Li. Idealizador e produtor dos projetos literários Ocupação Poética, no Teatro Cândido Mendes, de Ipanema, e A Estante do Poeta, no Espaço Afluentes. Participa do programa musical LáDóSiLar, fazendo a seleção e leitura de poemas apresentados durante as temporadas. Lançou, na programação paralela da FLIP 2018, o seu livro de estreia, intitulado Um para Dentro Todo Exterior, com orelha do poeta e filósofo Antonio Cicero e prefácio da escritora Nélida Piñon. O Oi Futuro desenvolve há nove anos o Programa Poesia Visual e Digital, pioneiro na difusão e pesquisa desse gênero artístico que promove o diálogo entre a escrita e as artes visuais. Com curadoria de Alberto Saraiva, o programa exerce um papel relevante na documentação e no fomento à poesia visual contemporânea, levando a poesia para as galerias e ampliando o alcance de artistas e poetas de diversas gerações e estilos. O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, funciona como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de educação, cultura, inovação social e esporte. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade. Na educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE, programa de inovação em educação que já formou mais de 2,5 mil jovens em 13 anos de atuação, com foco nas economias criativa e digital. Serviço Somos Somas no Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo) Visitação: 5 de agosto a 15 de setembro Terça a domingo, 11h às 20h | Térreo e Nível 2 Entrada franca
RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.