Artes Visuais | Notas

“Pelas Janelas Delas”: Natalia Bianchi promove projeto de videoarte com audiodescrição poética

Change Size Text
“Pelas Janelas Delas”: Natalia Bianchi promove projeto de videoarte com audiodescrição poética Foto: Gustavo Tonet/Divulgação

Desenhos de seres com grandes olhos e corpos disformes. Alguns deles com até um metro e meio de altura, todos feitos em grafite… Esta é a base do novo projeto da artista Natalia Bianchi, intitulado Pelas Janelas Delas. O conjunto de desenhos vai resultar em um vídeo com descrição poética e muitos closes dos detalhes das obras, tudo para proporcionar a melhor experiência possível para as pessoas com baixa visão.

Um dos pontos altos do projeto serão os encontros com usuários da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev ) e Instituto da Audiovisão (INAV). As reuniões informais, em clima de bate-papo, com o público da Apadev e do INAV vão ocorrer entre os dias 27 de julho e 5 de agosto para troca de experiências da artista com este público tão especial. 

“O fato de poder dividir esta experiência com meus pares, e possibilitar, de certa forma, sua participação no processo faz com que eles sejam fundamentais e dá ainda mais sentido a tudo, este é um projeto construído por muitos olhares”, ressalta Natalia, que devido a uma doença rara chamada acromatopsia enxerga o mundo em tons de preto, branco e cinza, tendo baixa acuidade visual e sensibilidade à luz. 

Obra de Natalia Bianchi/Divulgação

O projeto foi contemplado pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, com recursos da Lei Aldir Blanc nº14.017/20 e, nesta primeira etapa, Natalia convida a comunidade para que acompanhe seu processo criativo no instagram @pelasjanelasdelas. O espaço apresentará vídeos da produção, croquis, referenciais artísticos e teóricos, além de conceitos abordados durante sua pesquisa. 

“É muito interessante que, ainda durante a produção, eu possa começar a ter o feedback do público, pois essa interação é muito enriquecedora” comenta a artista. 

Em setembro, Natalia retornará à Apadev e ao INAV para apresentação da vídeo-exposição. Como desdobramento do projeto, está prevista uma exposição física em Caxias do Sul, quando a pandemia permitir.

“Encaro a arte como uma forma de inclusão social. A arte possibilita a expansão dos horizontes para além das limitações físicas, é talvez a única instância onde podemos ser completamente livres e onde nada nos limita”, afirma Natalia.

Acompanhe o Instagram do projeto Pelas Janelas Delas.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?