Artes Visuais | Notas

Projeto Ecopoética terá circulação virtual em formato de videoarte

Change Size Text
Projeto Ecopoética terá circulação virtual em formato de videoarte Foto: Debora Lorenz/Divulgação

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura, o Ecopoética entrará em circulação novamente. No entanto, o projeto que originalmente previa a circulação por sete cidades gaúchas, foi adaptado para uma versão online, em função do agravamento da pandemia no Estado.

O projeto está estruturado em dois pilares: a performance artística Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana, de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues; e um trabalho de intercâmbio cultural com grupos artísticos das sete cidades gaúchas. Esse intercâmbio contou com duas oficinas ministradas por Marina, Rossendo e Rodrigo Shalako. E, como resultado, os grupos participantes produzem suas próprias performances em formato de vídeoarte.

O circuito virtual de videoarte, com as criações dos sete grupos artísticos que participaram das oficinas de intercâmbio, inicia nesta terça (27/4). Os trabalhos poderão ser conferidos nas redes sociais do projeto Ecopoética (@ecopoetica).

Serão exibidas as criações dos grupos Ritornelo de Teatro, de Passo Fundo; Cia Teatral Tem Gente no Palco, de Veranópolis; Grupo de Teatro CooperAção, de Carlos Barbosa;Grupo Teatral Nós Mimo, de Gramado; Ponto de Cultura Kombinação– Instituto Seide, de Canela; Coro Juvenil do Moinho – UCS, de Caxias do Sul; e GET – Grupo de Estudos Teatrais, de Gravataí. 

Os coletivos participaram de duas oficinas: Cenografia Sustentável, com o cenógrafo do projeto Rodrigo Shalakoe Princípios da Performance Urbana, com Marina Mendo e Rossendo Rodrigues.As oficinas foram realizadas virtualmente no mês de março e tinham como objetivo compartilhar como a concepção, a construção cenográfica, a preparação e elaboração da performance são abordados dentro do coletivo Ecopoética, conectando arte e sustentabilidade.

Foto: Debora Lorenz/Divulgação

Programação

Terça (27/4)
Grupo: Cia Teatral Tem Gente No Palco
Cidade: Veranópolis
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Quinta (29/4)
Grupo: GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí 
Cidade: Gravataí
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Sábado (1º/5)
Grupo de Teatro CooperAção 
Cidade: Carlos Barbosa
Exibição: Insta: @ecopoetica

Terça (4/5)
Grupo: Ponto de Cultura Kombinação (Instituto Seide) 
Cidade: Canela
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Quinta (6/5)
Grupo: Nós Mimo
Cidade: Gramado
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Sábado (8/5)
Grupo: Coro Juvenil do Moinho – CoJmo
Cidade: Caxias do Sul
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Terça (11/5)
Grupo: Grupo Ritornelo de Teatro
Cidade: Passo Fundo 
Exibição: Insta do Ecopoética: @ecopoetica

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?