Artes Visuais | Notas

“Tudo vem do nosso pátio” apresenta um recorte de gravuras assinadas por gaúchos

Change Size Text
“Tudo vem do nosso pátio” apresenta um recorte de gravuras assinadas por gaúchos Foto: Imprensa Fundação Iberê/Divulgação

A Fundação Iberê inaugura neste sábado (19/9) uma exposição de obras da coleção Ateliê de Gravura. Tudo vem do nosso pátio ocupará o grande átrio do centro cultural com gravuras assinadas por 34 artistas gaúchos de diferentes trajetórias, matizes e gerações que participaram do projeto Artista Convidado.

Muitos deles experimentaram, pela primeira vez, a técnica da gravura em metal na tradução de suas poéticas. Alguns voltaram ao seu lugar de origem para essa residência. Outros, mesmo vivendo na Capital, fizeram uma imersão na própria Fundação. “Em tempos de distanciamento social decorrentes da atual pandemia, a matéria da memória também se faz presente”, ressalta Eduardo Haesbaert, responsável pelo Ateliê.

A partir da experiência no ateliê e da vivência com a arquitetura de Álvaro Siza, poderemos observar obras com referências ao edifício e seu entorno, ao Iberê e ao ofício da gravura, como nas imagens de Cristiano Lenhardt, Daniel Escobar, Jander Rama Maria Lucia Cattani, Marilice Corona, Luiz Eduardo Achutti, Rafael Pagatini e Walmor Corrêa.

Para dialogar com esses artistas, foram selecionadas gravuras e pinturas de Iberê Camargo realizadas, simultaneamente, entre os anos 1989 e 1992. Na pintura No tempo (1992), junto à Ciclista (1990), reaparece outro elemento icônico do artista, o Carretel, no mesmo quadro, tornando-se, assim, memória.

Neste momento de retomada parcial, as visitas ocorrerão de sexta a domingo, das 14h às 18h (mais informações pelo telefone 51 32478000).

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?