Artigos | Cinema

Cerimônia de despedida

Change Size Text
Cerimônia de despedida Foto: California Filmes/Divulgação

O filme A Despedida (2019), dirigido por Roger Michell, está disponível desde a última quarta-feira (31/3) nas plataformas no Now, iTunes, Google Play, Youtube Filmes, Vivo Play e Sky Play. O drama familiar reúne um elenco de ótimos intérpretes, encabeçado por Susan Sarandon, Sam Neill, Kate Winslet e Mia Wasikowska.

Refilmagem do longa dinamarquês Coração Mudo (2014), de Bille August, A Despedida acomoda em uma confortável casa na beira da praia nos Estados Unidos a história de uma família que se reúne para passar o último final de semana de vida da matriarca, que sofre de uma doença degenerativa e optou pelo suicídio assistido. Susan Sarandon encarna Lily, mulher espirituosa e vivaz que decide ao lado do marido Paul (Neill) abreviar a agonia que se anuncia à medida que vai gradativamente perdendo o controle do próprio corpo.

Lily, uma mulher espirituosa de quase 60 anos, está se preparando para um fim de semana com seu marido, Paul, e os filhos que estão indo visitá-los. Apesar de sua mobilidade prejudicada, Lily insiste em preparar tudo sozinha, preparando a chegada das filhas Jennifer (Winslet) e Anna (Wasikowska) e suas companhias, além da melhor amiga Liz (Lindsay Duncan).

Foto: California Filmes/Divulgação

O casal espera que esse derradeiro encontro seja agradável dentro das circunstâncias, mas o clima rapidamente fica tenso quando os convidados começam a chegar. À medida que o fim de semana vai passando, velhas feridas vêm à tona, separando alguns membros da família e juntando outros. Com o atrito permanente entre a conservadora Jennifer e a emocionalmente instável Anna e a inconformidade de ambas com o plano de sua mãe, a expectativa de Lily de ter uma despedida pacífica fica ameaçada.

Realizador eclético que transita com segurança entre o drama e a comédia, o sul-africano Roger Michell tem no currículo títulos graciosos e bem produzidos como Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), Venus (2006), Uma Manhã Gloriosa (2010), Um Fim de Semana em Hyde Park (2012) e Um Fim de Semana em Paris (2013). Em A Despedida, o cineasta está em seu elemento, encenando conflitos familiares e amorosos em tom agridoce, dirigindo um grupo de oito ótimos intérpretes de variadas gerações. Dois pares se destacam por suas interpretações: Susan Sarandon – que bisa o personagem de mãe preparando os familiares para sua morte iminente, papel já desempenhado por ela na comédia dramática Lado a Lado (1998) – e Sam Neill, ambos adequadamente em atuações contidas que evitam o melodrama fácil; e Kate Winslet e Rainn Wilson (o impagável Dwight da série The Office), formando um típico casal careta norte-americano de classe média.

A Despedida não arrebata, mas emociona com sobriedade, sem precisar apelar para o estelionato sentimental.

Foto: California Filmes/Divulgação

Foto: California Filmes/Divulgação

A Despedida: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de A Despedida:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?