Artigos | Cinema

“Contratempos” se joga na corrida pela vida

Change Size Text
“Contratempos” se joga na corrida pela vida Bonfilm/Divulgação

Um dos principais destaques neste ano do 13º Festival Varilux de Cinema Francês, Contratempos (2021) estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (10/11). Vencedor dos prêmios de Melhor Direção (Eric Gravel) e Melhor Atriz (Laure Calamy) na Mostra Horizontes do Festival de Veneza de 2021, o longa tem como protagonista uma camareira de um hotel de luxo parisiense que enfrenta um cotidiano frenético para criar os dois filhos pequenos no subúrbio.

Em Contratempos, a incansável Julie (Calamy) finalmente consegue uma entrevista para o emprego de seus sonhos, mas uma greve começa em Paris paralisando o sistema de transporte público. A história acompanha então o angustiante e incessante ir e vir da personagem entre sua casa a uma hora de distância da capital francesa e seu trabalho na cidade, enfrentando toda sorte de dificuldades para dar conta dos compromissos profissionais e tarefas domésticas, sem poder contar com o ex-marido – que não lhe oferece qualquer ajuda e significativamente sequer aparece no filme.
 
Contratempos pinta um retrato de toda uma parcela da população à beira da exaustão, presa por dias sobrecarregados que impedem qualquer saída de situações em que um pequeno obstáculo pode se transformar em um problema imenso. “O que me interessa é abordar as relações que nós temos com o trabalho, como isso nos define e como nós vivemos isso. Tanto que não vemos muito do trabalho de Julie, mas sim a forma que ela lida com esse trabalho. Evidentemente, a vida dela gira em torno do trabalho, e isso é uma coisa muito comum”, diz o diretor e roteirista Gravel.

Bonfilm/Divulgação


Assim como na comédia dramática Crash Test Aglaé (2017), produção anterior de Gravel, Contratempos explora as alegrias e tristezas das pessoas em relação ao mercado de trabalho e o que entra em jogo quando a dedicação à profissão ocupa quase todos os espaços e momentos da vida.

Revelação de Dix pour Cent, série francesa exibida pela Netflix, Laure Calamy brilha em Contratempos. Premiada como melhor atriz pela Minhas Férias com Patrick (2020), a protagonista empresta ao mesmo tempo força e fragilidade para essa mãe-coragem lutando para não ser triturada pelas exigências impiedosas do moderno sistema capitalista de trabalho.

Bonfilm/Divulgação

Contratempos: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Contratempos:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?