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Roman Polanski é um senhor cineasta

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Roman Polanski é um senhor cineasta
Um dos maiores prazeres cinéfilos é acompanhar como os grandes mestres relacionam-se com suas obsessões e temas recorrentes ao longo de sua carreira, ora reiterando o interesse por determinados tópicos e abordagens, outras vezes afastando-se deles – com maior ou menor distanciamento. Roman Polanski é um dos poucos cineastas em atividade cuja trajetória artisticamente consistente presta-se a esse exercício de maneira exemplar: cada novo filme com sua assinatura convida o espectador à análise não apenas da obra em exibição na tela, mas também da relação dessa produção com aquelas do mesmo realizador que a precederam – e, no extremo, com a própria história do cinema. Baseado em Fatos Reais, novo título de Polanski, traz à baila velhos e novos assuntos para a cinematografia desse criador que, diferentemente de colegas inclusive mais jovens, mantém-se inquieto e criativo aos 84 anos. Adaptação do romance lançado em 2015 pela escritora francesa Delphine de Vigan, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, Baseado em Fatos Reais é um thriller psicológico – um dos gêneros prediletos do diretor de A Dança dos Vampiros (1967), Chinatown (1974) e O Pianista (2002). A história mostra as consequências do encontro da escritora de sucesso Delphine (Emmanuelle Seigner, mulher de Polanski) e uma fã que lhe pede autógrafo em um de seus concorridos lançamentos, chamada Elle (Eva Green). Apesar do reconhecimento e da legião de admiradores de seus livros, Delphine está à beira do colapso: angustiada por um mal estar difuso que drena suas energias, a autora passa ainda por um bloqueio criativo que lhe impede de começar um novo romance. Elle (“Ela”, em francês) percebe imediatamente o estado frágil da autora – que, por sua vez, sente-se atraída pela misteriosa personagem, muito diferente da protagonista: a mulher que aos poucos vai entrando na vida de Delphine esbanja autoconfiança, está sempre elegante, é sofisticada e dona de uma beleza magnética. Essa incipiente amizade torna-se mais próxima e profissional quando Elle – que alega ser escritora fantasma de autobiografias encomendadas por personalidades da política e do entretenimento – oferece ajuda a Delphine em seu dia a dia. Enquanto Elle insiste com a escritora que seu próximo trabalho deve ser seu “livro secreto”, isto é, um relato inspirado em suas lembranças e segredos pessoais mais íntimos, Delphine sente-se cada vez mais perturbada com as cartas anônimas que recebe, acusando-a de explorar a figura da mãe e expor a família em suas ficções em troca da fama literária. Entre as duas mulheres cresce então uma relação de poder, fascínio e dependência – que inclui toques de sadomasoquismo e leve erotismo. Polanski divide o roteiro de Baseado em Fatos Reais com o francês Olivier Assayas, crítico de cinema que se tornou um aclamado diretor – e cujos filmes mais recentes, Acima das Nuvens (2014) e Personal Shopper (2016), também são protagonizados por personagens femininas. No longa atualmente em cartaz, o cineasta polonês volta à questão da personalidade fragmentada e do confronto com a própria sanidade, presente em praticamente toda sua filmografia – mas que […]

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