Artigos | Cinema

Uma jaqueta com estilo matador

Change Size Text
Uma jaqueta com estilo matador Foto: Califórnia Filmes/Divulgação

Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes de 2019 e no Festival de Cinema do Rio, o bizarro filme Deerskin: Estilo Matador estreia nesta sexta-feira (14/8) nas plataformas digitais Now, Vivo Play, Apple TV, YouTube Filmes e Google Play. Dirigido por Quentin Dupieux e protagonizado pelo oscarizado ator francês Jean Dujardin, o longa deveria ter sido lançado nos cinemas brasileiros em junho – porém, por conta da pandemia e da falta de perspectiva para a reabertura dos cinemas de todo o Brasil, a distribuidora California Filmes decidiu lançá-lo exclusivamente nas plataformas de streaming.

Recém divorciado e passando por uma crise de meia idade, Georges (Jean Dujardin) fica obcecado por uma jaqueta de couro de cervo que comprou durante uma viagem – e que parece ser uma espécie de fuga. Ao ganhar do antigo dono da peça de roupa uma câmera de vídeo, Georges decide fazer um filme, mesmo sem ter a mínima noção técnica de cinema. Enquanto grava imagens da paisagem da cidadezinha interiorana onde está hospedado, o protagonista conhece uma garçonete (Adèle Haenel), que fica seduzida com a ideia de trabalhar no filme do suposto cineasta forasteiro. Já Georges mostra progressivamente sinais de perturbação emocional e mental, entabulando diálogos reais com sua jaqueta marrom – levando assim o fetiche por esse item de vestimenta para além da aura de masculinidade almejada pelos personagens de Nicolas Cage em Coração Selvagem (1990) e Ryan Gosling em Drive (2011).

“Em Deerskin, eu queria filmar a loucura. Eu tenho o rótulo de um diretor que faz filmes malucos, mas nunca tinha filmado a loucura. Eu realmente queria me confrontar com um personagem que descarrila, sem artifício, sem meus truques habituais. Aqui, o personagem é concreto. O mundo ao seu redor também. Você poderia passar por alguém como Georges na rua. Você poderia até ser o Georges, e isso é assustador”, argumenta Dupieux, realizador de títulos esquisitos que misturam humor, horror e crime, como Rubber, o Pneu Assassino (2010) e Na Delegacia (2018).

O grande destaque do irregular Deerskin, excessivamente condescendente com sua própria estranheza, é a ótima atuação de Dujardin, ao mesmo tempo engraçado, perturbador e angustiante como um sujeito dominado por obsessões e em franca rota de autodestruição – bem distante dos papéis de homem elegante e seguro de si que encarnou em filmes como O Artista (2011), que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, e no recente O Oficial e o Espião (2019), de Roman Polanski.

Deerskin: Estilo Matador: * * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Veja o trailer deDeerskin: Estilo Matador:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?