Artigos | Cinema

“Yalda” transforma o perdão em show de TV

Change Size Text
“Yalda” transforma o perdão em show de TV Imovision/Divulgação

Vencedor do prêmio de melhor filme de ficção da competição internacional do Festival de Sundance de 2020, o drama iraniano Yalda – Uma Noite de Perdão (2019) chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (9/12). O filme é o segundo longa de ficção de Massoud Bakhshi, diretor e roteirista de A Respectable Family (2012).

Em Yalda, a atriz Sadaf Asgari interpreta Maryam, jovem de 22 anos que é condenada à morte pelo assassinato do marido Nasser, um rico publicitário de 65 anos. De acordo com a lei iraniana, a vida de Maryam poderá ser salva se ela tiver o perdão da filha de Nasser, Mona (Behnaz Jafari).

O encontro das duas se dá em frente às câmeras de um popular reality show: se Mona perdoar Maryam durante o programa de TV, a jovem será poupada do enforcamento. Enquanto estão ao vivo para milhões de telespectadores, porém, uma série de revelações do passado e surpresas colocam em suspenso o desfecho desse encontro que deveria selar uma reconciliação.

Imovision/Divulgação

O título do filme faz referência à ocasião em que o programa está sendo transmitido, a noite de Yalda, festival de solstício de inverno iraniano celebrado durante aquela que é considerada a “noite mais longa e escura do ano”. Coprodução do Irã com França, Alemanha, Suíça e Luxemburgo, o longa foi exibido na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim, dedicada a filmes com temas ligados à juventude.

O clima crescente de tensão dramática de Yalda é acentuado pelos longos planos sequência filmados com a câmera no ombro. Merece destaque a ótima atuação do elenco, especialmente das antagonistas da história – a atriz Behnaz Jafari, que interpreta Mona, trabalhou com Bakhshi em A Respectable Family e também é conhecida por filmes como 3 Faces (2018), de Jafar Panahi, e O Quadro Negro (2000), de Samira Makhmalbaf.

Imovision/Divulgação

Yalda – Uma Noite de Perdão: * * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Yalda – Uma Noite de Perdão:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?