Artigos | Cinema

“You Tubers” revela a intimidade dos influenciadores

Change Size Text
“You Tubers” revela a intimidade dos influenciadores Guilherme Terreri. Foto: Fabricio Mota/Divulgação

O documentário You Tubers, que estreia nesta sexta-feira (11/9) no Canal Curta!, apresenta quatro atuantes influenciadores digitais brasileiros que arrebatam um enorme público por meio da internet em seus canais e páginas nas redes sociais: Jout Jout, Rita von Hunty, Apóstolo Arnaldo e Spartakus. Dirigido por Sandra Werneck (Cazuza – O Tempo Não PáraPequeno Dicionário Amoroso e Amores Possíveis) e Bebeto Abranches, o filme acompanha as rotinas de produções caseiras, os bastidores, os amigos próximos – revelando as trajetórias dessas novas celebridades, que postam vídeos semanalmente, chegam a ter milhões de “seguidores” e são reconhecidas nas ruas.

O critério principal para a escolha dos quatro personagens do filme foi a diversidade – de temas, universos, contextos sócios-culturais. Após uma detalhada pesquisa, levando em consideração carisma, jeito de se expressar e se comunicar com os seguidores, chegou-se aos quatro nomes do filme.

Os quatro personagens têm canais no YouTube, onde começaram e postam vídeos semanalmente, e perfis nas redes sociais. Julia Tolezano, a Jout Jout, no final de 2019, após uma pausa no seu canal, partiu para uma viagem solo pelo Brasil. Julia foi gravada pela equipe de You Tubers em Conde, uma pequena cidade litorânea da Paraíba.

Julia Tolezano, a Jout Jout. Foto: Fabricio Mota/Divulgação

Arnaldo Taveira, o Apóstolo Arnaldo, da Igreja Evangélica Pica das Galáxias, foi entrevistado em sua casa, um sítio em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Já Guilherme Terreri, a Rita von Hunty, que mora em São Paulo, aparece dando palestras para empresas no Rio de Janeiro.

Spartakus Santiago vive na Tijuca, na zona norte carioca. O filme mostra o youtuber em sua casa e em uma visita ao Jongo da Serrinha.

Spartakus. Foto: Fabricio Mota/Divulgação

Os quatro personagens abordam temas bem diversos: Jout Jout foca bastante na questão de gênero; Spartakus, em negritude e universo LGBT; Rita, em história e questões sócio-econômicas; Apóstolo Arnaldo critica as religiões evangélicas. Cada um tem uma quantidade diferente de seguidores – sendo que Jout Jout é a “campeã”, com 2,3 milhões.

Documentarista, roteirista e diretor de inúmeras produções televisivas para canais abertos e a cabo do Brasil e do exterior, Bebeto Abrantes tem no currículo documentários premiados como TV – Quem Faz, quem Vê (2001), Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto (2003), Até Quando? (2005), sobre a violência urbana nas periferias do Rio de Janeiro e Recife, Histórias de um Brasil Alfabetizado (2006), As Batidas do Samba (2011) e Caminho do Mar (2017). É criador e roteirista do projeto 3 Antonios & 1 Jobim (1993), que reuniu em antológico encontro o maestro Tom Jobim, o escritor Antonio Callado, o filólogo Antonio Houaiss e o crítico literário Antonio Candido.

Arnaldo Taveirta. Foto: Fabricio Mota/Divulgação

Na entrevista exclusiva a seguir, Bebeto Abrantes fala sobre You Tubers, analisa o universo dos influenciadores digitais, comenta a importância social e política dessa nova categoria de celebridades e se diz alarmado com o Brasil de hoje: “Nunca houve na história da república um presidente e uma equipe ministerial – tudo com minúsculas, sim –, para ficarmos apenas no primeiro escalão, tão incompetente e nefasta ao país”.

O que motivou você a produzir um filme sobre influenciadores digitais? Você já tinha antes o hábito de acompanhar figuras assim nos canais da internet e nas redes sociais?

Como a maioria das pessoas das gerações com mais de 30, não tinha o hábito de acompanhar essas figuras, esses influenciadores digitais. Mas sabia da importância do fenômeno e que ele tinha mais de 10 anos. Os canais dos youtubers são um dos elementos que na última década ajudaram, mais do que isso, transformaram o cenário da produção e difusão audiovisual. Reafirmo, um dos elementos. Sobretudo, entre as pessoas das gerações mais novas, com menos de 35 anos. Essa constatação foi suficiente para Sandra e eu nos lançarmos juntos, na aventura de mais esse longa. Aliás, é importante que fique claro que a ideia do projeto é da Sandra Werneck!

You Tubers destaca o cotidiano dos personagens, mostrando-os em atividades diárias longe das telas e lentes de computadores e celulares, em ambientes externos e inclusive em contato com a natureza. Comente a respeito desse aspecto do filme, por favor.

O principal conceito que orientou a narrativa do filme foi: procurar dar a ver a PESSOA e a PERSONA, ou seja e por exemplo, Guilherme Terreri/Rita Von Hunty ou Julia Tolezano/Jout Jout etc. Sabíamos que nosso desafio seria construir esse trançado – entre pessoa e persona – para cada um de nossos personagens. E mais: não blocar o filme apresentando um personagem de cada vez. Mas, sim, entrelaçando-os, criando uma evolução dramatúrgica para cada personagem e, ao mesmo tempo, tecendo uma grande e única colcha narrativa. Por isso filmamos e colocamos no início da montagem nossos protagonistas envolvidos com suas atividades diárias.

Rita von Hunty. Foto: Fabricio Mota/Divulgação

Vocês conseguiram detectar algumas tendências gerais no universo de influenciadores digitais no Brasil na pesquisa feita para chegar até os quatro personagens do filme? O que chamou mais a atenção de vocês nesse levantamento?

Em geral, no senso comum, a atividade do youtuber está associada a algo de entretenimento, humor superficial, memes, abobrinhas e tudo que fragiliza esse fazer. Ou única e exclusivamente a defesa de certas causas. Sim, há muito disso na web. Mas, não só. Há vida inteligente também, percepção crítica de mundo, humor sofisticado, ações solidárias e de causas relevantes. Foi o que aprendemos sobre o universo youtuber com nossos personagens.

No filme, apenas Jout Jout comenta a respeito do aspecto econômico da atividade de influenciador, assunto que costuma despertar interesse em geral. Por que esse tema não foi mais comentado no filme?

Outros comentaram também esse aspecto da atividade do influenciador. Mas nos pareceu que a Jout Jout sintetizou com clareza o assunto, por isso ficamos apenas com a fala dela.

Outro tópico que chama atenção em geral nessa cultura é o fenômeno dos haters, cujas manifestações contrárias tendem ser tão apaixonadas quanto as de apoio dos seguidores. Como você analisa essa relação de amor e ódio do público em relação aos influenciadores digitais?

Todos falaram sobre o subtema haters. E o destacamos. Trata-se de um dos aspectos mais fortes da vivência youtuber. Em geral, eles têm milhares de seguidores e poucos amigos. Claro, uns mais do que outros. Mas, a própria natureza da atividade impõe esse paradoxo. E muitos são impactados pelas ações e os comentários dos haters. Muitos buscam apoio psicológico para enfrentarem essa situação.

Você acredita que as manifestações políticas de influenciadores como Felipe Neto podem ter repercussões em processos sociais no Brasil como as próximas eleições, por exemplo?

Não tenho dúvidas que sim! O público de seguidores com mais de 16 anos vota. E é imenso e fiel!

Sandra Werenck e Bebeto Abrantes. Foto: Canal Curta!/Divulgação

Como você vê a situação atual do país, com um recrudescimento do conservadorismo na sociedade e um governo federal que se posiciona de forma refratária e hostil à cultura, à arte e à ciência?

A situação atual do país é bizarra. Nunca houve na história da república um presidente e uma equipe ministerial – tudo com minúsculas, sim –, para ficarmos apenas no primeiro escalão, tão incompetente e nefasta ao país. #FORABOLSONARO!

Quais são seus próximos projetos?

Junto com o diretor e produtor Cavi Borges, estou finalizando outro longa doc intitulado Me Cuidem-se!, um filme-processo sobre a quarentena.

You Tubers: * * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de You Tubers:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?