Cinema | Notas

112 profissionais discutem as vertentes da criação do cinema contemporâneo na Mostra Tiradentes

Change Size Text
112 profissionais discutem as vertentes da criação do cinema contemporâneo na Mostra Tiradentes Jean-Claude Bernardet. Foto: Netun Lima/Universo Producao/Divulgação

Extensão fundamental da programação de filmes na Mostra de Cinema de Tiradentes, o 24º Seminário do Cinema Brasileiro será realizado ao vivo durante a programação da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias 22 e 30 de janeiro.

O evento reúne 112 profissionais no centro das discussões de 24 debates, sendo 13 deles integrantes da série Encontros com os Filmes, junto com críticos convidados para debater os títulos das Mostras Aurora, Olhos Livres, Foco e Filme de Encerramento; um debate inaugural dedicado ao percurso da cineasta homenageada Paula Gaitán; três debates temáticos; cinco rodas de conversa e dois bate-papos das sessões da Mostra Formação.

Trata-se de um tradicional conjunto de encontros e discussões que anualmente reúne centenas de profissionais, espectadores e realizadores na cidade histórica mineira há mais de duas décadas – e agora poderá ser apreciado por qualquer interessado em âmbito nacional e internacional proporcionado pelo formato online desta edição.

Os debates conceituais se iniciam já na noite de abertura, 22 de janeiro, a partir das 20h, com o debate inaugural O percurso de Paula Gaitán, que apresenta e analisa a trajetória, as inovações estéticas e a criatividade expressiva da cineasta homenageada nessa edição.

Além da própria Paula, participam da conversa Arrigo Barnabé (músico e ator), Ava Gaitán Rocha (cantora, compositora e cineasta), Clara Choveaux (atriz) e Eryk Rocha (cineasta), sob mediação do coordenador curatorial Francis Vogner dos Reis.

Nos Encontros com os Filmes, realizados entre os dias 24 e 30 de janeiro, domingo a sábado, críticos e pesquisadores convidados discutem algumas das produções em exibição no evento, com a participação dos realizadores. Todos os sete longas-metratens da Mostra Aurora, os seis da Olhos Livres e o filme de encerramento Valentina, dirigido por Cássio Pereira dos Santos, têm bate-papos. Os onze curtas-metragens da Mostra Foco serão debatidos com a presença de seus diretores, em três encontros, cada um dedicado a uma sessão.

No dia 23 de janeiro, às 11h, a temática da Mostra em 2021 começa a ser detalhadamente debatida na mesa Vertentes da Criação, que convida o público a discutir processos como a construção de personagens e de espaço, a escrita, a montagem e outros mais, a partir da ação concreta e poética de corpos criadores de imagens.

Participam a montadora Cristina Amaral e o diretor e roteirista Adirley Queirós, com mediação da curadora Lila Foster.

As conversas a partir das Vertentes da Criação seguem por outros dois debates conceituais. O que é uma personagem?, no dia 26 de janeiro, às 16h, discute a criação de figuras na tela para além da escrita tradicional de roteiros e a partir de experiências e observações diretamente vindas do mundo, com presença dos cineastas Carol Rodrigues , Gabriel Martins e Lincoln Péricles, mediados pelo pesquisador André Antônio.

Já no dia 28 de janeiro, a partir das 16h, a mesa Processos e fundamentos da criação reúne Ana Maria Gonçalves (escritora e roteirista), Grace Passô (atriz, dramaturga, diretora de cinema e teatro) e Lívia de Paiva (cineasta), com mediação da crítica Kênia Freitas, para falarem sobre o que a imaginação tem sedimentado em termos de uma forma e uma ética das imagens e sob quais desdobramentos em relação a espaços, poéticas, personagens e tempo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?