Artigos | Cinema

“Amigo Secreto” investiga a Operação Lava Jato

Change Size Text
“Amigo Secreto” investiga a Operação Lava Jato Vitrine Filmes/Divulgação

Coprodução Brasil, Alemanha e Holanda, o filme Amigo Secreto (2022) estreia nos cinemas nesta quinta-feira (16/6). Diretora de documentários como Justiça (2004), Juízo (2007) e O Processo (2018), Maria Augusta Ramos parte em seu novo longa da inquietação que move todo o seu cinema: a investigação da injustiça. Amigo Secreto se detém nas investigações da Operação Lava Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. 

A realizadora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: o trabalho de jornalistas do site The Intercept Brasil e do jornal El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como “Vaza Jato”; imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018. 

Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, movimentem-se e comportem-se diante das câmeras com naturalidade. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como os repórteres Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.

Vitrine Filmes/Divulgação

Documentário mais visto nos cinemas no Brasil em 2018, O Processo mostrava os bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016, registrando a profunda crise política que desembocou no apeamento do poder do primeiro nome da República e na atual suspeição das instituições democráticas no país (leia a resenha aqui). Agora com Amigo Secreto, a documentarista Maria Augusta acompanha o desdobramento desse desmonte, buscando expor os pontos escusos de uma trama de poder que segue sendo tecida na surdina, a contrapelo da justiça e da transparência democrática.

A documentarista Maria Augusta Ramos. Foto: Ana Paula/Divulgação

Vitrine Filmes/Divulgação

Vitrine Filmes/Divulgação

Amigo Secreto: * * * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Amigo Secreto:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?