Os três primeiros filmes do inglês Terence Davies, diretor dos premiados e antológicos filmes Vozes Distantes (1988) e O Fim de um Longo Dia (1992), chegam nesta sexta-feira (20/8) à plataforma de streaming Supo Mungam Plus. Obra LGBTQIA+ semiautobiográfica, “A Trilogia de Terence Davies” acompanha a jornada do personagem Robert Tucker.
Visto pela primeira vez como uma criança indefesa, o protagonista é um menino retraído, intimidado na escola e aterrorizado por um pai violento em Children (1976). Na segunda parte, Madonna and Child (1980), Robert Tucker é um homem de meia-idade assombrado por pesadelos de sua própria morte e atormentado por fantasias homossexuais não realizadas, cujo único consolo é a companhia de sua mãe. Na última parte, o curta Death and Transfiguration (1983), o protagonista é um senhor abatido, em que fragmentos de seu passado constroem uma cena final inesquecível.
Children explora os efeitos da violência em um jovem de Liverpool, contada em uma série de flashbacks. Robert Tucker (Phillip Mawdsley) é um menino tímido, hostilizado no colégio e que vive temendo as reações do pai irascível. Sua rígida educação católica dificulta seu despertar sexual – e uma visita ao médico para comprar antidepressivos acaba despertando pouca simpatia. Terence Davies escreveu o roteiro do média-metragem Children enquanto ainda estava na escola de teatro.
Já Madonna and Child mostra Robert Tucker (Terry O’Sullivan) na maturidade, com o choque entre religião e sexualidade cobrando seu preço. Um solitário deprimido que trabalha como balconista, Robert é assombrado por pesadelos de sua própria morte e atormentado por fantasias homossexuais não realizadas. Seu único consolo é a companhia da mãe. O curta foi produzido na National Film School como o filme de conclusão de curso de Davies.
Finalmente, Death and Transfiguration começa com a morte da amada mãe de Robert Tucker (Wilfrid Brambell), avançando no tempo para mostrar o peresonagem idoso e acamado em uma casa de repouso. Fragmentos de seu passado – uma peça de presépio escolar, revistas de físico masculino, um momento de ternura com a mãe – constroem uma cena final inesquecível. O curta atinge um clímax surpreendente quando o torturado balconista de Liverpool se prepara para encontrar seu criador.