Artigos | Cinema

Carla Camurati revê 35 anos de presidência no Brasil

Change Size Text
Carla Camurati revê 35 anos de presidência no Brasil Lula cumprimenta Dilma na posse presidencial de 2011. Foto: Copacabana Filmes/Divulgação

Estreia nesta quinta-feira (18/11) o filme 8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente (2021), primeiro documentário da cineasta Carla Camurati. O longa acompanha o compromisso declarado por todos os políticos que ocuparam o cargo mais importante do país nos últimos 35 anos e revive a trajetória da democracia desde o movimento da Diretas Já até a posse de Jair Bolsonaro.

Dona de uma filmografia responsável por trazer à tona as ambivalências do país – com destaque para Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), longa que marca a retomada do cinema nacional nos anos 1990 –, Camurati dedicou mais de três anos à produção do novo longa. “Gostaria que o filme nos ajudasse a compreender que a história se constrói no presente, a partir da reflexão sobre o arco dramático da política brasileira nestes 35 anos”, afirma a realizadora. 

Atriz, diretora, roteirista, produtora e gestora cultural, Carla Camurati começou a produção de seu quinto longa-metragem em 2018. Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro por mais de sete anos e diretora de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Camurati desde 2003 dirige o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, maior evento de cinema para crianças no Brasil. Além do histórico Carlota Joaquina, a artista dirigiu os longas de ficção La Serva Padrona (1998), Copacabana (2001), Irma Vap – O Retorno (2006) e Getúlio (2014).

Presidente João Figueiredo liga para felicitar Tancredo Neves pela vitória. Foto: Copacabana Filmes/Divulgação

8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente é resultado de uma pesquisa extensa em arquivos brasileiros e estrangeiros e apresenta um mosaico de imagens que ilustram as oscilações da vida pública no país. A produção utiliza exclusivamente registros da imprensa, cinema, jornais e outras mídias, reconstruindo os principais dilemas nacionais. Promessas, corrupção, traições, euforia e desilusão se misturam, provocando consequências na realidade de cada brasileiro.   

Ao observar as reviravoltas da república a partir de 1985, o documentário examina sob que condições cada presidente seguiu o juramento oficial, presente no artigo 78 do texto constitucional de 1988. Entre expectativas e frustrações, o filme lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do compromisso firmado com o país. As imagens mostram como a história política entre 1984 e 2019 impactou a sociedade brasileira e joga uma nova luz ao período de redemocratização. 

Collor recebe faixa presidencial de Sarney. Foto: Copacabana Filmes/Divulgação

Temer acerta faixa presidencial de Bolsonaro. Foto: Copacabana Filmes/Divulgação

8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente: * * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de 8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?