Artigos | Cinema

Cineasta de origem portuguesa envereda pelo terror em “A Semente do Mal”

Change Size Text
Cineasta de origem portuguesa envereda pelo terror em “A Semente do Mal” Imagem Filmes/Divulgação

No terror A Semente do Mal (2023), escrito e dirigido pelo diretor luso-estadunidense Gabriel Abrantes, um rapaz que desconhece sua família biológica decide buscar suas raízes depois que um teste de DNA revela quem são seus parentes. Nessa busca, o protagonista depara com um terrível segredo familiar do passado.

Na história, Edward (Carloto Cotta), ao lado da namorada Riley (Brigette Lundy-Paine), decide desvendar os segredos a respeito de sua família biológica, com quem nunca teve contato. No entanto, o que parecia ser uma jornada de descobertas pelo norte de Portugal rapidamente se transforma em um pesadelo: Edward logo percebe que os laços que o unem a sua família estão mergulhados em um segredo macabro.

Publicidade

O jovem diretor e roteirista Gabriel Abrantes cujos filmes já foram exibidos em festivais prestigiados como Berlinale, Locarno, Veneza e Toronto. Com o divertido Diamantino (2018), cinebiografia de um fictício craque de futebol estrelada também por Carloto Cotta, o realizador foi premiado no Festival de Cannes.

Imagem Filmes/Divulgação

Na trama de A Semente do Mal, que combina terror e bruxaria, o realizador evidencia influências de obras como Prelúdio para Matar (1975) e Suspiria (1977), ambos do mestre italiano Dario Argento. Além disso, Abrantes também aponta uma marcante influência da Blumhouse, famosa produtora americana de filmes de terror, especialmente por sua abordagem criativa.

“Tirei muito das regras da Blumhouse – poucos personagens, sem extras, um local, uma casa – e então adicionei mais algumas regras. Eu sabia que queria que o filme tivesse uma fotografia fluida e elegante, e que o contraste do acampamento e a estranheza de algumas das artes, direção e caracterizações combinasse com uma estética de prestígio”, explica o diretor.

Imagem Filmes/Divulgação

A Semente do Mal: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de A Semente do Mal:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?