Cinema | Notas

Curta-metragem brasileiro “Inabitável” no Festival de Sundance

Change Size Text
Curta-metragem brasileiro “Inabitável” no Festival de Sundance Foto: Gustavo Pessoa/Divulgação

O premiado curta-metragem Inabitável, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, será exibido na Mostra Competitiva do Festival de Sundance, a partir de 28 de janeiro

O filme fica disponível online durante todo o evento, até 3 de fevereiro. Trata-se do único curta-metragem brasileiro em Sundance. Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival de Gramado, onde conquistou quatro prêmios, Inabitável venceu 12 prêmios no ano passado. O filme também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Dublin, marcado para março. 

O curta pernambucano é protagonizado pela baiana Luciana Souza, de filmes como Bacurau, Ó Paí Ó e Flores Raras. Além do prêmio de melhor atriz em Gramado, Luciana foi premiada no Festival Mix Brasil e no Festival de Brasília, que concedeu menção honrosa ao elenco, formado também pelas atrizes pernambucanas Sophia William, Erlene Melo, Laís Vieira e Eduarda Lemos e os atores Val Júnior e Carlos Eduardo Ferraz.

O filme narra a história de Marilene (Luciana Souza), que procura por sua filha (Eduarda Lemos), desaparecida depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, linguagem bem conhecida pelos diretores de Caranguejo Rei, Enock e Matheus retratam de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+.  

— Quando penso sobre o filme, penso sobre o lugar em que vivemos, que, muitas vezes, nos parece inabitável. Como se não nos comportasse, não fosse um lugar de pertencimento, pela existência de tamanhas desigualdades, intolerância e ódio. A Marilene representa não só a dor das mães que não sabem se seus filhos e filhas trans vão voltar para casa, mas também a dor e indignação de pessoas que defendem a preservação da vida. Acho que da mesma forma que existe um descaso social, há também muitas frentes que se importam e defendem vidas, em relação à gênero, etnia, orientação sexual, religiosidade, classe social, etc — diz a atriz Luciana Souza. 

— Estamos muito felizes com o fato de o filme estar na seleção oficial do Festival de Sundance porque isso significa que muitas pessoas descobrirão Inabitável a partir de agora. Isso gera uma nova onda de pensamentos em torno do filme, novos debates e críticas. Sundance é uma maravilhosa vitrine para o cinema mundial e o filme toca em questões sobre o Brasil que são muito importantes — afirma Enock Carvalho, roteirista e diretor do filme. 

A estreia mundial de Inabitável aconteceu na Mostra Competitiva do 31º Festival de Curtas-metragens de São Paulo. Em setembro de 2020, foi exibido na competição de Curtas-Metragens Brasileiros do 48º Festival de Cinema de Gramado e, em outubro do mesmo ano, na Mostra Olhares Brasil do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Também foi exibido na competição do 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ambos em dezembro. Em 2021, segue sua carreira em festivais internacionais. 

Confira o trailer:

Cartaz. Foto: Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?