Artigos | Cinema

“DNA” conecta ancestralidade e laços familiares

Change Size Text
“DNA” conecta ancestralidade e laços familiares Vitrine Filmes/Divulgação

O filme francês DNA (2020), estrelado e dirigido por Maïwenn, entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (30/9). Integrante da seleção oficial do Festival de Cannes 2020 e exibido em outros importantes festivais como San Sebastián, Zurique e o Varilux, o drama com toques de humor conta uma história tocante sobre relações familiares, o legado deixado por entes queridos e a busca de uma mulher por suas origens. 

A atriz e diretora Maïwenn interpreta a francesa Neige, divorciada e mãe de três crianças, que visita regularmente no asilo Emir (Omar Marwan), seu avô argelino. A protagonista adora aquele que é o suporte da família, o homem que a criou e a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas – e a morte do avô reaviva ressentimentos e amarguras antigas e desencadeia em Neige uma profunda crise de identidade.

Vitrine Filmes/Divulgação

Indicado a quatro prêmios César, DNA conta no elenco com nomes consagrados do cinema francês, como Fanny Ardant no papel de Caroline, a mãe da personagem principal; Louis Garrel no papel de François, o espirituoso amigo e conselheiro de Neige; e Marine Vacth interpretando Lilah, irmã da protagonista. Além de protagonizar e dirigir o filme, Maïwenn também assina o roteiro ao lado de Mathieu Demy.

Ex-esposa do cineasta francês Luc Besson e irmã da também atriz e diretora Isild Le Besco, Maïwenn dirigiu filmes notáveis como Polissia (2011) e Meu Rei (2015). Ainda que não repita nesse novo longa a mesma verve demonstrada nesses trabalhos anteriores, a realizadora faz em DNA uma calorosa homenagem a suas raízes argelinas e à força dos laços de sangue. “Era graças a nosso avô que éramos uma família. Era ele que nos reunia e, apesar de tudo que nos separava, fazia de nós uma família”, diz sua personagem Neige. Merecem destaque as ótimas atuações de Fanny Ardant e Louis Garrel – beldades do cinema francês de gerações diferentes, mas igualmente cativantes e charmosas.

Vitrine Filmes/Divulgação

DNA: * * *   

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de DNA:

Vitrine Filmes/Divulgação

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?