Cinema | Notas

Documentário “Legado Italiano” revisita os 145 anos da imigração

Change Size Text
Documentário “Legado Italiano” revisita os 145 anos da imigração Bento Gonçalves. Foto: Remy Valduga/Divulgação

Considerada um dos maiores fluxos migratórios da história, a imigração italiana ocorrida no final do século 19 é o pano de fundo de Legado Italiano, documentário da diretora Marcia Monteiro que estreia nesta quinta (19/11).

Produzido pela Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções, o longa será distribuído pela Lança Filmes em formato on demand pelo site exclusivo. O documentário também será exibido de 12 a 18 de novembro, no GNC, em Caxias do Sul, e no Movie Arte L’America, em Bento Gonçalves.

Com cenários no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e Vale do Caí) e no norte da Itália, Legado Italiano revisita, em 84 minutos, os 145 anos da imigração italiana para a Serra Gaúcha e os inúmeros legados deixados ao longo desse tempo.

Uma verdadeira colcha de retalhos formada, entre outros, por temas como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho, abordados a partir dos relatos dos descendentes de imigrantes da região.

— A imigração é, ainda hoje, uma realidade em várias partes do mundo. Em muitos lugares ela está acontecendo neste exato momento — salienta Marcia, em sua estreia na direção.

No Rio Grande do Sul, as filmagens ocorreram nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Sebastião do Caí e Vila Flores. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme.

Do outro lado do Atlântico, no país europeu, Marcia visitou as regiões do Trentino e do Vêneto, de onde saiu o maior número de imigrantes para o Brasil, e da Liguria, de onde partiam os navios a vapor com destino à América. Na Itália, a equipe esteve em Conegliano, Comunità della Vallagarina, Brentonico, Isera, Nogaredo, Rovereto, Terragnolo, Villa Lagarina, Castellano, Pedersano e Gênova.

Com formação em Comunicação Social-Jornalismo, Marcia Monteiro estudou roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (Cuba), atuou no mercado audiovisual como produtora de arte em novelas TV Globo e na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), além de atuar no mercado publicitário. Legado Italiano é sua estreia como diretora.

Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio. Farroupilha
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?