Artigos | Cinema

Documentário premiado denuncia homofobia na Chechênia e na Rússia

Change Size Text
Documentário premiado denuncia homofobia na Chechênia e na Rússia Foto: Synapse Distribution/Divulgação

Welcome to Chechnya, premiado documentário do escritor e diretor norte-americano David France, chega às principais plataformas VOD nesta sexta-feira (20/11). O longa conquistou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim, uma estatueta no Festival de Cinema de Sundance e o prêmio do público de Melhor Documentário Internacional da recente 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O filme revela o corajoso e perigoso trabalho de um grupo clandestino de ativistas russos que enfrenta enormes riscos para resgatar vítimas LGBTQIA+ da brutal campanha governamental homofóbica da Chechênia. A república, que faz parte da federação russa, é um local onde a comunidade gay vive sob medo, ameaça de detenção, tortura e morte – ações que, na maioria das vezes, são cometidas pelas mãos das próprias autoridades e contam com a complacência da Rússia.

17 filmes da Mostra de SP para viajar pelo mundo

Para garantir a proteção da identidade das vítimas, mas sem perder a verdade emocional de suas experiências, os realizadores fizeram uso de inteligência artificial e deep learning machine, como um Deepfake – as imagens das vítimas foram manipuladas, utilizando-se os rostos de outras pessoas no lugar dos verdadeiros personagens do filme. As vozes também foram alteradas e pseudônimos adotados.

Mantendo o compromisso de proteger o anonimato, Welcome to Chechnya expõe atrocidades que muitas vezes são subnotificadas, em um ambiente de preconceito e ódio. “Em meu trabalho como jornalista e escritor ao longo de muitos anos, concentrei-me nas histórias de pessoas que a sociedade empurrou para a margem: os desprezados, os ignorados, os odiados”, conta David France. Nesse longa, o diretor acompanha seres humanos comuns que fazem algo extraordinário. “Faço a pergunta que há muito me intriga: o que faz uma pessoa assumir enormes riscos e responsabilidades por outros? Em outras palavras, o que é preciso para ser um herói?”, finaliza.

O diretor David France. Foto: Synapse Distribution/Divulgação

A estreia do jornalista investigativo David France na direção foi com How to Survive a Plague (2012), documentário sobre ativismo no combate à Aids que ganhou dezenas de prêmios e recebeu indicações ao Oscar e ao Emmy. Welcome to Chechnya é seu terceiro longa documental.

Welcome to Chechnya estará disponível para compra e locação nas plataformas Claro Now, Vivo Play, iTunes / Apple TV e Sky Play, e apenas para compra no Google Play e YouTube Filmes.

Welcome to Chechnya: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Welcome to Chechnya:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?