Cinema | Notas

Festival de Gramado anuncia longas e homenageados

Change Size Text
Festival de Gramado anuncia longas e homenageados Atriz Denise Fraga é homenageada com o Troféu Cidade de Gramado. Foto: Willy Biondani/Divulgação

48ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 18 e 26 de setembro, realizou sua tradicional coletiva de imprensa, que desta vez cedeu lugar a um programa de televisão. Transmitido pela TV Educativa de Porto Alegre (TVE RS) e pelos sites tanto da TV quanto do Festival, além das redes sociais, a primeira experiência já indica o quanto o alcance pode aumentar. 

Com as presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, o apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina conduziu a divulgação dos longas-metragens brasileiros e estrangeiros selecionados e dos homenageados e, também, a interação com os jornalistas, que participaram enviando perguntas pelo WhatsApp. 

Este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. As inscrições dão a dimensão da diversidade cultural do Brasil e dos países ibero-americanos. São Paulo, Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

—  Sempre tivemos orgulho do Festival que construímos, mas este ano tem um sabor ainda mais especial. Sabemos o impacto que o Festival de Cinema de Gramado tem para a carreira dos filmes. Manter a realização do evento e essa janela aberta para o mundo é, sobretudo, um compromisso que há 48 anos mantemos com o setor. E como sempre podemos tirar o melhor das situações adversas, não podemos deixar de comemorar o alcance extraordinário que o Festival de Cinema de Gramado terá a partir da exibição pela televisão e por streaming. Esta já é uma edição histórica — avalia o presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival, Rafael Carniel. 

Completando o casting de homenageados em 2020, ao lado de Laís Bodanzky, que recebe o Troféu Eduardo Abelin, e Marco Nanini, homenageado com o Troféu Oscarito, a organização do Festival divulgou os nomes homenageados com os Troféus Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. 

O Troféu Cidade de Gramado será concedido à Denise Fraga. Versátil, Denise Fraga é atriz, autora de dois livros e produtora de teatro, televisão e cinema. Na telona, atuou em 12 longas-metragens, entre os quais As Melhores Coisas do Mundo, dirigido pela também homenageada Laís Bodanzky, e Por Trás do Pano, que deu à Denise o Kikito de Melhor Atriz durante o 27º Festival de Cinema de Gramado, em 1999.

Denise Fraga tem construído uma trajetória reconhecida nas artes cênicas, especialmente em montagens populares de textos clássicos. Na televisão, desenvolveu diversos programas para o Fantástico, entre eles o quadro Retrato Falado, no ar por oito anos, além de atuar em novelas, humorísticos e minisséries. No YouTube, no canal Eu de Você, mesmo nome do monólogo com o qual estava em cartaz antes da pandemia, Denise apresenta a websérie Horas em Casa, com novos episódios a cada sábado.

O Troféu Kikito de Cristal vai para o ator uruguaio César Troncoso. Habitué do Festival de Cinema de Gramado há mais de 30 anos, o uruguaio César Troncoso frequenta o evento desde quando fazia a cobertura para a Revista da Cinemateca Uruguaia. O primeiro prêmio internacional do ator foi conquistado no Festival de Gramado. Em 2007, Troncoso recebeu o Kikito de Melhor Ator entre os longas-metragens estrangeiros pela atuação em O Banheiro do Papa, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández. Rosto conhecido do público brasileiro, César participou, ao longo da carreira, de 15 longas-metragens, muitos deles no Brasil, como Em teu nome e A Oeste do Fim do Mundo.

Longas-metragens brasileiros selecionados:

Aos pedaços – Rio de Janeiro

King Kong em Asunción – Pernambuco

Me chama que eu vou – São Paulo

O Samba é primo do Jazz – Rio de Janeiro

Por que você não chora? – Distrito Federal

Todos os mortos – São Paulo

Um animal amarelo – Rio de Janeiro

Longas-metragens estrangeiros selecionados: 

Dias de InvernoMéxico

El Gran Viaje al País Pequeño – Uruguai

El Silencio del Cazador Argentina

El Silencio del CazadorArgentina

Los FuertesChile

Matar a un Muerto Paraguai

Tu me manques – Bolívia

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?