A maratona de filmes franceses já tem data marcada: e 7 a 20 de junho, 62 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018. O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas, apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Em 2018, serão 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico: o famoso Z (1969), de Costa-Gavras. A abertura em São Paulo será no dia 6 de junho, com a presença da delegação artística, formada por diretores e atores. O Rio de Janeiro receberá os artistas no dia 7. Pela primeira vez, o festival, em parceria com a UnifranceFilms, apresentará uma seleção de sete curtas-metragens franceses. O Varilux promoverá também, pela segunda vez, uma Mostra de Realidade Virtual, com curadoria do cineasta e especialista francês Fouazi Louahem, que também ministrará uma masterclass de realidade virtual. As cidades gaúchas que receberão a mostra são Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria. OS FILMES O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas, designada várias vezes pela crítica de nouvelle garde: Custódia (Jusqu’à la Garde), de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho, longa vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza; A Excêntrica Família de Gaspard (Gaspard Va au Mariage), de Antony Cordier, comédia maluca e melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo; e O Poder de Diane (Diane a les Épaules), de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares. Também obras de jovens cineastas, dois filmes de gênero pouco comum na França têm como cenário uma Paris pós-cataclismo. Ao mesmo tempo uma sátira social e um filme de zumbis, o longa A Noite Devorou o Mundo (La Nuit A Dévoré le Monde), de Dominique Rocher, mostra a cidade invadida por criaturas, com um único ser humano tentando sobreviver. Na mesma veia, O Último Suspiro (Dans la Brume), do quebequense Daniel Roby, mostra uma família tentando se salvar após uma contaminação química, com Romain Duris no papel principal. Será apresentado também o mais novo filme de François Ozon: O Amante Duplo (L’Amant Double), um thriller exibido na última edição do Festival de Cannes com a bela Marine Vacth em romance erótico com Jérémie Rénier, que desempenha duplo papel na trama. O ator também estará no festival como diretor, pois assina, ao lado do irmão Yannick Rénier, a realização do suspense Carnívoras (Carnivores), sobre a relação conflituosa de duas irmãs atrizes. A cinebiografia Gauguin – Viagem ao Taiti (Gauguin – Voyage de Tahiti), de Edouard Deluc, traz […]
Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?
Assine o Premium
ou faça login
Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!
Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!