Cinema | Notas

Filme “Dédale” é exibido no canal do YouTube da Fundação Iberê

Change Size Text
Filme “Dédale” é exibido no canal do YouTube da Fundação Iberê Reprodução "Dédale"/Divulgação

No próximo final de semana, a Fundação Iberê faz uma exibição especial de Dédale, do artista e diretor francês Pierre Coulibeuf. O filme irá ao ar às 12h de sábado (12/6) até às 24h de domingo (13/6), no canal da Fundação no YouTube. O público poderá acompanhar, ainda, um bate-papo entre a curadora Denise Mattar e Pierre Coulibeuf sobre a obra, que é apresentada pela primeira vez em São Paulo, na exposição Iberê Camargo – O Fio de Ariadne, no Instituto Tomie Ohtake.

Dédale é uma ficção inspirada no universo de Iberê Camargo e estruturada na figura mitológica de Dédalo e seu labirinto, feito para aprisionar o Minotauro. A forma labiríntica do prédio de Álvaro Siza é utilizada por Coulibeuf para construir a estrutura cinemática. Ariadne e Teseu, dois dos personagens da lenda grega, são evocados por dois performers. A figura feminina no filme guia o espectador, e, também, o perde nessa estrutura singular proposta pelo diretor.

Filmada em Porto Alegre, em 2009, a obra de Pierre Coulibeuf é uma estrutura móvel, com uma série de vazios que permitem ao público produzir projeções mentais capazes de preenchê-los, criando diferentes versões da história.

O Fio de Ariadne, título da mostra de Iberê Camargo que está em cartaz em São Paulo, também faz referência ao mito do labirinto de Creta. O fato, entretanto, não parece pertencer ao domínio das coincidências, mas ao das recorrências, dos potentes ecos suscitados pela contundente personalidade de Iberê – incluindo o prédio de Álvaro Siza.

Nessa montagem, os curadores Denise Mattar e Gustavo Possamai incorporaram à exposição o filme Dédale, levando para o espaço expositivo do Instituto Tomie Ohtake a presença marcante do labirinto – na visão sufocante, contundente e poética de Pierre Coulibeuf. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até o dia 11 de julho.

Dédale, 2009
Filme 35mm transferido para HD digital file
Duração de 26min 40s

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?