Cinema | Notas

Filme francês “Benedetta” vence Prêmio do Público do MixBrasil

Change Size Text
Filme francês “Benedetta” vence Prêmio do Público do MixBrasil Benedetta | Foto: Divulgação

 Um dos filmes mais polêmicos deste ano Benedetta, de Paul Verhoeven, foi o grande vencedor internacional do 29º Festival MixBrasil, no qual também foi exibido na noite de abertura. O longa chega aos cinemas brasileiros com exclusividade pela Imovision no dia 13 de janeiro.

Verhoeven, que é um diretor conhecido por filmes ousados e polêmicos, como Showgirls, Instinto Selvagem e Elle, partiu de uma personagem real, a freira católica mística e lésbica Benedetta Carlini, que viveu na Itália da Contrarreforma.

Nascida em 1590, numa família de classe média, entrou para o Convento de Madre de Deus, em Pescia. Logo depois, começou a ter visões de homens que a tentavam matar, e por isso é assistida por uma irmã, que passou a dividir o quarto com ela. As duas se tornam ainda mais próximas, e surgindo um romance entre as duas.

O roteiro do longa, escrito por Verhoeven e David Birke, parte de uma vasta pesquisa da historiadora inglesa Judith C. Brown, publicada no livro Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy.

Benedetta teve sua primeira exibição em Cannes deste ano, no qual acusado de blasfêmia. Na coletiva do filme no Festival, Verhoeven rebateu dizendo: “Eu realmente não entendo como poder ser um blasfemador em relação a algo que realmente aconteceu. Não se pode simplesmente mudar a história depois do fato”.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?