Cinema | Notas

20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageia Ruy Guerra

Change Size Text
20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageia Ruy Guerra Ruy Guerra | Crédito: Simone Kontraluz

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição e terá como tema a preservação e a memória do audiovisual. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura no dia 28 de novembro, a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo, mas resistiu e vai renascer, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas.

O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

Por causa da pandemia, o evento – que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

A votação de Júri Popular está aberta no site da Academia  e vai até o dia 26 de novembro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?