Agenda | Cinema

Itaú Cultural estreia coluna de cinema com foco em produções realizadas por diretoras mulheres

Change Size Text
Itaú Cultural estreia coluna de cinema com foco em produções realizadas por diretoras mulheres Foto: Cecília Ganzarolli/Divulgação

Nesta quarta-feira (26/5), o Itaú Cultural inaugura em seu site a coluna mensal Grande Angular. Focada em aproximar profissionais de cinema e o público, combinando análises e entrevistas que debatem a presença da mulher nas produções cinematográficas no Brasil e no exterior, a publicação é assinada pela jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, Luísa Pécora

O objetivo é mostrar que as realizadoras devem ter as mesmas oportunidades e a mesma liberdade dos cineastas homens para realizar qualquer tipo de projeto. Luísa abre sua coluna chamando a atenção para a cerimônia do Oscar 2021, que premiou, pela segunda vez em sua história, uma cineasta mulher na categoria Melhor Direção. Com Nomadland, a cineasta chinesa Chloé Zhao subiu ao palco para se tornar não só a segunda mulher, mas também a primeira asiática e a primeira não branca a vencer na categoria. Lembrando que a primeira foi a americana Kathryn Bigelow, em 2010, com a realização de Guerra ao terror.

“Foi justamente o Oscar para Kathryn que me levou a prestar atenção no tema.  Quando ela ganhou, já faz 11 anos, muito se falou sobre a desigualdade de gênero no cinema e os efeitos que a sub-representação nas telas pode ter na sociedade”, conta a jornalista.

Em um texto repleto de números e índices, ela demonstra que o avanço da representatividade feminina na indústria cinematográfica ainda é tímido. Os números de filmes dirigidos por mulheres indicam que, apesar de algum crescimento, tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa e, ainda mais, no Brasil, as cineastas ainda têm pouca presença neste universo.

Serviço
Coluna Grande Angular, por Luísa Pécora
Nas últimas quartas-feiras de cada mês, a partir de 26 de maio, às 12h
No site do Itaú Cultural.

quarta-feira, 26 a 26 de maio de 2021 | 12h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?