Cinema | Notas

Longa “Todos os Mortos” propõe reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil

Change Size Text
Longa “Todos os Mortos” propõe reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil Foto: Hèléne Louvart/Divulgação

Salloma Salomão, músico, ator e dramaturgo, autor da trilha sonora premiada em Gramado e consultor de roteiro e montagem de Todos os Mortos, refletindo sobre o filme, presume que os diretores Caetano Gotardo e Marco Dutra se fizeram a pergunta “quando foi definida a sociedade brasileira atual?” para dar origem ao roteiro do longa que estreia nos cinemas nesta quinta (10/12).

— Sem mencionar a violência contemporânea, o filme investiga um tempo histórico que parece muito distante, contudo não é. Um curto período da História do Brasil em que uma nova elite política se instalou no poder central, dando um golpe de estado na família imperial de origem portuguesa e esboçando um novo projeto de sociedade. Um Brasil republicano e “moderno” sobre os pilares de uma cultura colonial escravagista – portanto, violenta — continua o Doutor em História da África e Culturas Afro-Diaspóricas pela PUC São Paulo.

Ainda nas palavras de Salloma, “Todos os Mortos propõe ao espectador um recorte de tempo, os últimos 120 anos. Um recorte geográfico, a cidade de São Paulo em dois movimentos temporais que se atravessam mutuamente. De 1899 até o presente, num salto que suprime a cronologia convencional.”

O texto completo do artista e historiador pode ser lido aqui.

Ambientada em São Paulo entre 1899 e 1900, a história de Todos os Mortos se passa onze anos após o fim do período escravagista e está centrada nas mulheres de duas famílias – uma branca, os Soares, e outra negra, os Nascimento, interpretadas por Mawusi Tulani (dos espetáculos Bom Retiro 948 metros Cartas de Despejo), Clarissa Kiste (do longa Trabalhar Cansa e no elenco da novela Amor de Mãe), Carolina Bianchi (das peças Lobo e Mata-me de Prazer) e Thaia Perez (dos filmes Aquarius e O Homem Cordial).

O jovem Agyei Augusto (do musical Escola do Rock) é um dos protagonistas do filme, que também tem participações especiais da cantora Alaíde Costa e do ator Thomás Aquino (Bacurau), ambos premiados com os Kikitos de atores coadjuvantes em Gramado, além da atriz portuguesa Leonor Silveira (conhecida por seu trabalho com o diretor Manoel de Oliveira).

Todos os Mortos é uma produção da Dezenove Som e Imagens (Brasil), de Sara Silveira (homenageada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano com o prêmio Leon Cakoff) e Maria Ionescu, com coprodução da Good Fortune Films (França).

Além dos festivais acima citados, o longa participou da seleção oficial dos festivais de San Sebastián, Biarritz, Pingyao, Riga, Viennale, Cork e Huelva, e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Silvestre do IndieLisboa.

Confira o trailer:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?