Cinema | Notas

Mais de 550 Mil acessos de 92 países no site da Mostra Tiradentes

Change Size Text
Mais de 550 Mil acessos de 92 países no site da Mostra Tiradentes Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção/Divulgação

A Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, em sua 24ª edição, de 22 a 30 de janeiro de 2021, em formato online, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro e apresentou ao público uma seleção de 114 filmes brasileiros (31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens) de 19 estados, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas.

A coordenação curatorial do evento foi assinada pelo crítico Francis Vogner dos Reis que também assinou com a pesquisadora Lila Foster a seleção de longas-metragens e a seleção de curtas-metragens ficou a cargo da Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva que apresentou o que há de mais recente na cinematografia brasileira contemporânea e apresentando a diversidade e pujança criativa do setor, mesmo em cenário adverso de pandemia e de dificuldades financeiras para os profissionais da área nos últimos dois anos.

Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, em formato online, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia do Covid-19 no Brasil, o evento teve mais de 550 mil acessos no site, vindos de 92 países. A Mostra registrou, ainda, alcance de mais de 2 milhões nas redes sociais.

O evento realizou também o 24º Seminário do Cinema Brasileiro que contou com a participação de 112 profissionais no centro de 24 debates e rodas de conversa. Os debates e rodas de conversa estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção, o que amplia as possibilidades de acesso e troca de conhecimento para além dos dias do evento, uma das principais vantagens de se realizar o evento no formato online.

A 24ª Mostra Tiradentes promoveu também o Programa de Formação Audiovisual que ofereceu 10 oficinas e certificou 225 alunos. O público ainda curtiu a programação artística do evento com a realização da performance audiovisual, exposição e cinco shows com artistas da cena musical contemporânea

— Gratidão a todos que acreditam e se uniram para fazer da 24ª Mostra Tiradentes uma ponte infinita de oportunidades e possibilidades de expansão de ideias, de geração de empregos, de intercâmbio e cooperação, de vidas e corpos que se expressam e se doam. Os resultados alcançados com esta edição fortalecem nossos laços neste tempo presente histórico em que a essência está na simplicidade de fazer o que é possível com a grandeza que a arte merece ser vivenciada e aplaudida — destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes.

Foram contratadas mais de 100 empresas que atuaram na prestação de serviço para o evento. Estima-se que foram gerados mais de 500 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 49 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção e produção.

O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 71 veículos de imprensa, representados por 121 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da Mostra. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou o site e as redes sociais com conteúdos diáriosnotícias e registros de vídeos e fotografias – que disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes já está consolidada como um importante empreendimento cultural que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E que se revelou ainda mais essencial neste momento em que o afastamento social ainda é necessário para garantir a saúde da população, devido a pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?