Artigos | Cinema

No meio do caminho tinha um muro

Change Size Text
No meio do caminho tinha um muro Foto: Alaa Aliabdallah/Divulgação

O ótimo A 200 Metros (2020), indicado pela Jordânia para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2021, chegou recentemente às plataformas digitais brasileiras. O longa está disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple Tv, Google Play e YouTube Filmes.

Exibido e premiado em diversos festivais internacionais, o filme acompanha o drama de Mustafa – interpretado por Ali Suliman, um dos atores palestinos mais reconhecidos da atualidade –, um pai que mora a 200 metros de distância de sua família: ele e a esposa (Lana Zreik) vivem separados pelo muro que divide Cisjordânia e Israel. Quando recebe uma ligação de que seu filho sofreu um acidente e está internado, Mustafa tenta atravessar a fronteira, mesmo não estando com seus documentos regulares. Tem início então uma odisseia pontuada por obstáculos, proibições e ressentimentos, que expõe a tragédia do povo palestino vivendo sob constante vigilância do Estado israelense.

Foto: Elin Kirschfink/Divulgação

Dirigida e escrita por Ameen Nayfeh – realizador nascido na Palestina que passou seus anos de formação transitando entre a Jordânia e seu país de origem –, a produção foi inspirada em momentos da vida do cineasta. Assim como no seu longa de estreia, Nayfeh passou por uma separação, já que sua mãe pertencia a uma aldeia palestina. “A 200 Metros é a minha história e a de milhares de palestinos. Posso dizer que talvez 99% dos palestinos tenham de passar por uma jornada semelhante à do filme para superar os obstáculos diários. A ideia do filme e a distância de 200 metros surgiram como um acúmulo de experiências pessoais e coletivas”, explica o realizador.

Intérprete presente em prestigiados filmes internacionais como A Noiva da Síria (2004), Paradise Now (2005), Lemon Tree (2008) e O Paraíso Deve Ser Aqui (2019), Ali Suliman imprime uma pungente humanidade ao protagonista, contribuindo para que 200 Metros seja ao mesmo tempo o retrato de uma conjuntura política e cultural específica e também uma história universal e atemporal de luta por um lugar no mundo.

Foto: Elin Kirschfink/Divulgação

A 200 Metros: * * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de A 200 Metros:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?