Cinema | Educação | Notas

Oficina gratuita de videoarte com Virginia Simone

Change Size Text
Oficina gratuita de videoarte com Virginia Simone Foto: Virginia Simone/Arquivo Pessoal

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Videoarte, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. Ministrada pela cineasta e artista visual Virginia Simone (Paralelo 30), a oficina será realizada em dez encontros presenciais, de 11 a 22 de janeiro, das 13h às 19h, na sala do Centro de Desenvolvimento e Expressão, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @ieciners.

A metodologia inclui ocupação visual de espaços, projeções, vídeo maping, fusões e retroprojeções. “A oficina contempla a relação do audiovisual com a arte, desde a experimentação técnica do início do século XX, a intervenção anárquica da contracultura dos anos 1960 e 1970, até a atual sociedade tecnológica e conectada”, resume Virgínia. “Em um processo coletivo de investigação da linguagem, a atividade apresenta um olhar sobre o assunto e propõe a ação como meio cognitivo”, finaliza.

O curso também contempla o cinema experimental e investiga os limites do cinema e das artes visuais. A oficina tem apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

Virginia Simone é artista visual e cineasta. No coletivo artístico Avalanche desde 2005, cria e produz cinema, música e artes visuais. Com Matheus Walter assina a direção de documentários, como Plano (2015) prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema da Fronteira, musicais para televisão, como 3X Rock, destaque no Canal Music Box Brazil. Seu trabalho mais recente é a direção de arte para o seriado Paralelo 30, do diretor Frederico Ruas, exibido atualmente no canal Prime Box Brazil.

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?