Cinema | Notas

“Pacarrete” ganha oito troféus no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Change Size Text
“Pacarrete” ganha oito troféus no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Premio do Cinema Brasileiro | Foto: Nadja Kouchi

No dia 28 de novembro foram anunciados os vencedores do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior e mais importante premiação do setor audiovisual. O filme mais premiado da noite foi Pacarrete, de Allan Deberton, em seu longa de estreia como diretor, com oito troféus Grande Otelo, incluindo o de Melhor Filme do Júri Popular. A Febre, de Maya Da-Rin, ganhou o prêmio de Melhor Longa-Metragem de Ficção.

Por conta da pandemia, a cerimônia aconteceu de forma remota pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, com transmissão direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. O grande homenageado da noite foi Ruy Guerra, cineasta, poeta e compositor moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

Este ano, foram anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorreram ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi realizado pelo Ministério do Turismo e pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, contou com o patrocínio da SABESP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da PwC Brasil, que acompanha e faz a apuração da votação. O prêmio tem correalização da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?