Cinema | Notas

Panorama Digital do Cinema Suíço em versão online

Change Size Text
Panorama Digital do Cinema Suíço em versão online Foto: Agencia TZM/Divulgação

O Panorama Digital do Cinema Suíço chega à sua 8ª edição, a primeira online, com muitas novidades em 2020. De 27 de agosto a 6 de setembro, o evento, que busca aproximar brasileiros da produção cinematográfica suíça, apresenta 14 filmes e dois programas de curtas, que serão exibidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital.

O festival precisou se adaptar para ocorrer em meio à pandemia. Os organizadores viram no formato online uma oportunidade de aumentar seu alcance.

— Já que não temos uma barreira geográfica, com a exibição via plataforma Sesc Digital, podemos atingir todo o Brasil e cumprir com a missão do Panorama, que é difundir a produção cinematográfica suíça aqui no País — explica Célia Gambini, adida cultural, do Consulado-geral da Suíça em São Paulo e cocuradora do evento ao lado de Cecília de Nichile (assistente de Cinema do Sesc São Paulo) e Monika Füger (adida cultural do Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro).

Na lista de filmes exibidos, títulos lançados entre 1969 e 2020 que se dividem entre documentários e ficções.  Na programação nove ficções: Praça Needle Baby (Platzspitzbaby – 2020) de Pierre Monnard, Temporada de Caça (Jagdzeit – 2020), de Sabine Boss, Bruno Manser – A Voz da Floresta (Bruno Manser – Die Stimme des Regenwaldes – 2019), de Niklaus Hilber, Aqueles que Trabalham (Ceux qui Travaillent – 2018), de Antoine Russbach, No Meio do Horizonte (Le Milieu de l’horizon – 2019), de Delphine Lehericey, O Vento Muda (Le Vent Tourne – 2018), de Bettina Oberli, além dos clássicos de Alain Tanner Charles Morto ou Vivo (Charles mort ou vif – 1969) e Cidade Branca” (Dans la Ville Blanche – 1983), e O Fim do Mundo (2019), de Basil da Cunha, diretor suíço-português.

Já a lista de documentários conta com cinco obras: Meu Primo Inglês (Mon cousin anglais – 2019), de Karim Sayad, que esteve no Brasil na última edição do Panorama para apresentar Sobre Ovelhas e Homens, Um Perfume de Liberdade (Ein Durft von Freiheit– 2020), de Ruedi Leuthold e Beat Bier, Madame (2019), de Stéphane Riethauser, Contradizer (Contradict – 2019), de Peter Guyer e Thomas Burkhalter e  A Jornada (Immer & Ewig – 2018), de Fanny Bräuning.

Além disso, o festival traz 10 curtas divididos em dois programas, sendo um deles inteiramente dedicado ao público infantil.

O festival é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?