Cinema | Notas

Plataforma Mowies aposta em produções latino-americanas

Change Size Text
Plataforma Mowies aposta em produções latino-americanas Capa. Foto: Mowies/Divulgação

Nesta quinta (6/8), estreou um novo modelo de distribuição via plataforma de streaming. Um convênio entre a líder de mercado Mowies.com e o circuito de exibição e distribuidora Latinópolis possibilitou a chegada da plataforma no Brasil.  Desenvolvido pelas duas empresas e também pela produtora brasileira Zapata Filmes, o modelo permite estreias oficiais, conectada com circuitos de salas virtuais, festivais em diferentes partes do mundo e incluindo cinemas drive-in. O novo modelo destaca o cinema com acessibilidade (libras, audiodescrição e legendas descritivas), sendo assim a primeira plataforma comercial do mundo a incluir oficialmente uma categoria de acessibilidade.

A Mowies existe há 2 anos e é considerada por vários especialistas, a plataforma de TVOD que mais rentabilidade gera para o cinema latino e que maior crescimento apresenta desde março de 2020. Um dos maiores catálogos mundiais do cinema latino-americano, a Mowies está robusta e foca no mercado brasileiro de forma mais direta, agora que chega ao mercado nacional a versão em português da plataforma e com várias produções nacionais liderando o catálogo.

Com cerca de 1,8 mil títulos, entre filmes de longa, média e curta-metragem e séries que estão disponíveis mediante aluguel ou compra, a plataforma é democrática no seu formato e pode ser acessada por usuários e produtores/realizadores de forma direta para consumir ou subir seus filmes. No modelo de Latinópolis só após curadoria da equipe, poderão ser selecionados e exibidos filmes para estreias e para os circuitos virtuais em convênio com salas de cinema, cinemas drive-in e outros modelos que se impõem nestes tempos de isolamento. 

— É importante entender hoje que a prioridade não é só pensar no cinema que vamos fazer e, sim no cinema que já foi feito e que está guardado. Queremos que nesta plataforma e neste novo modelo que estamos lançando circule 90% do cinema que nunca se comercializou, e também ser o espaço para aquelas produções feitas recentemente e que estão perdidas nesta circunstância atual de mercado. Tentamos nos adaptar, e entender a importância de evoluir e aprender com o que estamos vivenciando, criando opções que fortaleçam o coletivo e o diálogo com o público de forma sustentável para quem faz cinema — explica o cineasta Juan Zapata, diretor e sócio-fundador de Latinópolis e Zapata Filmes.

A fusão Mowies/Latinópolis possibilita dois modelos alternados e aleatórios. O primeiro, destacando as produções por país, já que o foco de mercado é o cinema Latino. E, o segundo será por categorias específicas e temáticas de destaque, unindo conceitos de rede social com plataformas tradicionais de streaming numa relação direta entre usuários e o realizador/produtor que pode ser acessado diretamente no link https://latinopolis.mowies.com/ .

Para Alejandro Arango, CEO da Mowies, a plataforma nasce de uma experiência de produtores de cinema “frustrados pela falta de coerência na distribuição das produções” que decidiram criar um formato inclusivo, democrático e que valorize os amantes do cinema a também lucrarem de forma adequada e sustentável.

— É uma plataforma de realizadores para realizadores. Encontramos irmandade com Latinópolis desde o primeiro encontro, pois estamos sempre buscando inovar, fazer com que se multipliquem as opções de comercializar o cinema que está sendo feito e, principalmente, o que já existe — afirma.

Mowies (plataforma de TVOD disponível mundialmente)

Onde acessar: https://www.mowies.com/ ouhttps://latinopolis.mowies.com/ (portal Latinópolis/mowies)

Contato no Brasil: Via Latinópolis [email protected]

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?