Artigos | Cinema

“Spencer” pinta retrato angustiado de Lady Di

Change Size Text
“Spencer” pinta retrato angustiado de Lady Di Diamond Films/Divulgação

Filme cotado a entrar na disputa do Oscar deste ano em várias categorias, Spencer (2021) estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27/1). Dirigido por Pablo Larraín, o drama biográfico acompanha Lady Di (1961 – 1997) durante suas férias de Natal com a família real na fazenda Sandringham, em Norfolk, na Inglaterra, quando a princesa de Gales decide deixar seu casamento com o príncipe Charles.

Spencer especula o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento de Diana (Kristen Stewart). Cansada do jogo de aparências e das regras estritas a que tem de se submeter diariamente, Diana enfrenta os dias de reunião no campo para as festas natalinas sufocada pela angústia reprimida e observada pelos olhares severos do príncipe Charles (Jack Farthing) e de integrantes da corte como o major Gregory (Timothy Spall). Entre compromissos protocolares, faustas ceias e caçadas no bosque, a bela Diana confronta sua solidão nessa espécie de prisão confortável e compara-se a outra personagem trágica da história da realeza inglesa: a rainha Ana Bolena – figura encarnada no filme por Amy Manson –, segunda esposa de Henrique VIII executada a mando do rei.

O título Spencer é uma referência ao sobrenome de solteira de Diana e enfatiza o desejo da personagem de reconectar-se com sua origem – a propriedade em que a família real vai passar o Natal é vizinha à casa onde a princesa nasceu e passou a infância. A lembrança de uma existência mais autêntica e plena de carinho, longe das obrigações de sua posição como esposa do futuro rei e do espetáculo da vida pública, alia-se à insatisfação existencial e amorosa, empurrando Diana para a iminência de um colapso.

Diamond Films/Divulgação

Um dos nomes mais destacados do cinema latino-americano contemporâneo, o chileno Pablo Larraín volta a mergulhar na intimidade de uma mulher sozinha tentando manter-se à tona no tormentoso mundo do poder em um momento desestabilizador: em Jackie (2016), o realizador dramatizou os traumáticos primeiros dias da primeira-dama Jacqueline Kennedy após o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy.

Como em Jackie, tudo gira em torno da protagonista em Spencer. A instabilidade emocional de Diana é acompanhada pela câmera inquieta, em constante movimento, muitas vezes filmando a personagem e seu entorno com lente grande angular – recurso ótico que aumenta o campo de visão e também distorce a imagem nos cantos, acentuando o tom de desassossego das cenas.

Outro elemento que sublinha a tensão permanente do cotidiano de Diana – só atenuada quando ela está a sós com os filhos ou com a amiga camareira Maggie (Sally Hawkins) – é a trilha sonora assinada por Jonny Greenwood, guitarrista da banda inglesa Radiohead responsável também pela igualmente excelente música de filmes como Sangue Negro (2007), Trama Fantasma (2017) e Ataque dos Cães (2021). Aliando temas jazzísticos com trechos de música para cordas à beira do atonalismo, a partitura dramática ecoa apropriadamente a perturbação íntima da protagonista.

Por fim, a atuação de Kristen Stewart é decisiva para a complexidade de Spencer. A atuação da jovem atriz, que despontou encarnando a evanescente Bella da franquia Crepúsculo, fornece o estofo necessário ao perfil multifacetado de Diana – personalidade que construiu uma imagem pública extremamente popular a partir da timidez e do jeito coquete, da qual porém se tornou refém até o fim trágico. Indicada ao Globo de Ouro pelo papel e provável finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano, Stewart está perfeita na pele dessa fascinante personagem cambiante – cujo registro em cena oscila entre vítima de abuso moral e privilegiada mimada, mulher comum com prazeres de classe m´édia e aristocrata de gostos refinados, jovem mãe abatida pela melancolia e vaidosa dama apaixonada por moda, plebeia e princesa.

Diamond Films/Divulgação

Spencer: * * *   

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Spencer:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?