Agenda | Cinema | Notas

“Stimados Autistas” estreia no Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Change Size Text
“Stimados Autistas” estreia no Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência Personagem do filme "Stimados Autistas". Foto: Kátia Carneiro/Divulgação

O média-metragem Stimados Autistas, de Cristiano de Oliveira, estreia nesta terça (13/4), às 17h, na edição online do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.

Parte de uma experiência pessoal do diretor, o filme fala sobre o diagnóstico tardio de autistas adultos – como ele – de como é conviver sem uma definição e o que muda após a confirmação. Após a exibição, acontecerá o debate Autismo e Neurodiversidade com participação do diretor  Cristiano de Oliveira e de Laís Silveira Costa, doutora em saúde pública e cofundadora do AcolheDown.

“Fico muito feliz em participar do Assim Vivemos. Para mim, é o reconhecimento por um trabalho bem feito. Os espectadores poderão aprender sobre autismo a partir do ponto de vista dos próprios autistas. O documentário aborda diversos temas de relevância dentro do autismo, mas a mensagem principal é a importância do diagnóstico para a melhor compreensão de si mesmo e de seu lugar no mundo”, comenta Cristiano.

Gravado remotamente durante a pandemia, Stimados Autistas levou dois meses para ficar pronto. Cristiano foi responsável por todo o processo, desde a concepção até a finalização. Ele entrevistou seis personagens e também gravou depoimento contando sua história. Fonoaudiólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduado em audiologia clínica, Cristiano recebeu o diagnóstico de autismo aos 34 anos, sua idade atual.

O título, Stimados Autistas, é um trocadilho com o termo ‘Stim’, expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados, com a palavra estimados.

“O caminho para acabar com mitos sobre autismo é ouvir o que os próprios autistas têm a dizer. Como foi feito no nosso documentário: foi produzido por uma pessoa autista, com convidados autistas, e com diversidade de pontos de vista. Com a presença de homens, mulheres, negros e brancos, com diferentes personalidades e necessidades de suporte variados”, ressalta Cristiano.

Para assistir aos filmes, basta acessar o site www.assimvivemos.com.br. Até o dia 14 de abril, as produções serão disponibilizadas em duas sessões diárias: às 15h e às 17h.  Às 19h terá início o debate em link específico divulgado no site do festival. A mediação dos bate-papos será feita por Lara Pozzobon, uma das fundadoras do Assim Vivemos.

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o evento.

terça-feira, 13 de março de 2024 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?