Artigos | Cinema

Tom Cruise decola em “Top Gun: Maverick”

Change Size Text
Tom Cruise decola em “Top Gun: Maverick” Paramount/Divulgação

Um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, Top Gun: Maverick (2022). A aventura traz novamente Tom Cruise no papel do ás dos ares pilotando de verdade jatos em cenas de tirar o fôlego, filmadas com os próprios atores. Ovacionado no atual Festival de Cannes, onde foi exibido fora da competição e com a presença de seu astros, o longa entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25/5).

A continuação de Top Gun: Ases Indomáveis (1986) coloca novamente em ação Pete “Maverick” Mitchell (Cruise), piloto à moda antiga da marinha dos Estados Unidos que coleciona medalhas de combate e reconhecimento pelo número de aviões inimigos abatidos em 30 anos. Sua carreira, no entanto, nunca decolou: rebelde e intempestivo, Maverick não se sujeitou à disciplina militar e estacionou no posto de capitão.

Na nova história, o protagonista é convocado pelo amigo e agora almirante Tom “Iceman” Kazansky (Val Kilmer) para treinar um grupo de jovens pilotos especiais em uma missão suicida, tentando provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas. Entre os candidatos está Bradley Bradshaw (Miles Teller), filho do oficial Goose, parceiro de Maverick que morreu em um acidente de avião pilotado por ele. Enfrentando um futuro incerto e lidando com fantasmas do passado, o herói confronta seus medos mais profundos em uma tarefa que exige sacrifícios extremos daqueles que serão escolhidos para executá-la – ao mesmo tempo em que tem de lidar com os sentimentos com relação a uma ex-namorada, a dona de bar Penny (Jennifer Connelly).

Paramount/Divulgação

Previsto para estrear originalmente em 2020 e adiado até agora por conta da pandemia, Top Gun: Maverick tem direção de Joseph Kosinski, de Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013). Em entrevista à jornalista brasileira Renata Boldrini na première da produção em San Diego, Tom Cruise classificou como “assustador e emocionante” seu retorno ao personagem 36 anos depois do primeiro filme.

Todos os atores que aparecem voando nos caças durante o filme realmente tiveram que aprender a pilotar. O curioso é que o treinamento foi elaborado pelo próprio Cruise: por insistência do ator, não há tela verde para efeitos especiais ou tomadas aéreas criadas em computação gráfica no filme – até mesmo as fotos de close-up do cockpit são tiradas durante sequências reais de voo. Isso significou que grande parte do elenco teve que passar por extensas sessões de treinamento para suportar as demandas físicas da pressão dentro dos jatos.

“O Tom criou um intensivo, um programa de voo, onde aprendemos a pilotar um Cessna, X300, L-39 e o F-18. Foi intenso, mas ver aquilo na tela é incrível”, contou Greg Tarzan Davies, que dá vida ao personagem Javy Machado em Top Gun: Maverick.

Paramount/Divulgação

Glen Powell, que interpreta o piloto Jake Seresin, revelou que treinou em simuladores por mais de um ano para se adaptar às mudanças drásticas de direção a que seriam submetidos nas filmagens dentro dos caças. “Eu tirei minha licença de piloto nesse filme”, brincou.

Já Miles Teller comentou sobre o desafio de trabalhar em condições tão extremas: “Tivemos muito tempo para nos sentirmos confortáveis nesses jatos. É girar em círculos, sei lá, umas 30 vezes e depois tentar atuar. Em seguida, adicionar sete mil quilos de tijolos sobre o peito. É como parece quando estamos nos jatos”.

Ainda que revisite a fórmula do filme original de alternância entre rivalidade e companheirismo em um ambiente competitivo cheio de testosterona – amenizado por uma boa dose de romance –, Top Gun: Maverick é diversão de competência indiscutível e uma baita evolução com relação à primeira aventura, dirigida por Tony Scott, por conta da complexidade da história, qualidade dos diálogos e, especialmente, das cenas aéreas eletrizantes.

Paramount/Divulgação

Top Gun: Maverick: * * * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Top Gun: Maverick:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?