Cinema | Notas

Trilha sonora original de “A Nuvem Rosa” estreia nas plataformas digitais

Change Size Text
Trilha sonora original de “A Nuvem Rosa” estreia nas plataformas digitais Cartaz. Foto: Agencia Lema/Divulgação

A trilha sonora original do filme A Nuvem Rosa, composta por Caio Amon, está disponível em todas as plataformas de streaming, intitulada The Pink Cloud (A Nuvem Rosa) [Original Soundtrack].

O longa-metragem gaúcho, com direção de Iuli Gerbase, causou grande repercussão em sua estreia no festival de Sundance, com críticas favoráveis em diversos canais do Brasil e exterior. A produção do filme é da Prana Filmes com distribuição da O2 Play e tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 2021.

A música do filme foi elaborada com uma combinação de sons orquestrais, principalmente instrumentos de sopro, aliado a timbres eletrônicos lo-fi.

“Encontrar o tom certo para representar a nuvem foi o maior desafio”, diz Caio Amon, “um som que a identificasse entre o sinistro e o surpreendente”. A trilha sonora foi citada em diversas resenhas no Brasil e exterior e descrita como “inquietante” (IndieWire), “divertida e perturbadora” (CineVue), “alienante” (Award Season Blog).

A trilha inclui a canção original La Vita (Life is Just Life), especialmente escrita para o filme como um anti-hino do isolamento social que os personagens vivem no filme.

Interpretada pela inglesa Rowena Jameson, atual cantora da banda Delicatessen, a canção é inspirada pelos musicais estrelados por Doris Day e o otimismo dos anos 50, trazendo um viés cômico à já tão familiar vida doméstica em clausura que vivemos desde o início da pandemia.

A música não passou despercebida pelo jornal Screen Daily, que a descreveu como “saltitante e melodiosa”, dando especial destaque à montagem e trilha desta cena.

Curtir o álbum da trilha pode ser um caminho para o público que está curioso para ter um gostinho do filme. A Nuvem Rosa inicia com uma longa sequência sem diálogos, acompanhada pela faixa tema do filme The Pink Cloud, que dá o tom para as consequências da chegada de uma nuvem rosa venenosa na cidade.

A cena foi bastante citada nas resenhas, que chamaram a atenção para a sonoridade “penetrante dos instrumentos de sopro” (Flickering Myth) e para o efeito “discordante e cacofônico da instrumentação, que – no melhor dos sentidos – soa como uma orquestra completa recriando um toque eletrônico” (Revista Variety).

Imagine ficar preso com um recém-conhecido em casa por tempo indeterminado? A faixa dance Nimbus marca o momento em que os personagens Giovana e Yago saem juntos e acabam presos na mesma casa, surpreendidos pela nuvem rosa.

As faixas Tedium I e Tedium II trazem a estranha sonoridade do instrumento ondas Martenot (um dos primeiros instrumentos eletrônicos da história) para acompanhar as reviravoltas causadas pelo isolamento social no relacionamento do casal protagonista: o romance de Giovana e Yago é afetado pelo tédio e monotonia.

Acompanhe as novidades através do perfil do Instagram @ thepinkcloud_movie

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?