Artigos | Cinema

“Um Conto de Amor e Desejo” desnuda corpos árabes

Change Size Text
“Um Conto de Amor e Desejo” desnuda corpos árabes Bonfilm Distribuidora/Divulgação

Estrelado pelo jovem francês Sami Outalbali, da série Sex Education, o longa-metragem Um Conto de Amor e Desejo (2021) estreia nesta quinta-feira (28/4) depois de passar pelo Festival de Cannes e do Festival Varilux de Cinema Francês do ano passado. Dirigida pela tunisiana Leyla Bouzid – do drama igualmente sensível Assim que Abro Meus Olhos (2015) –, a elogiada produção conta uma história sobre descobertas, aprendizado e libertação na periferia da Paris contemporânea. Por seu papel, Sami foi indicado ao César 2022 como Revelação Masculina e o longa recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival du Film Francophone d’Angoulême 2021.

A trama de Um Conto de Amor e Desejo acompanha Ahmed Ouannas (Sami Outalbali), um calouro da universidade Sorbonne que começa a estudar literatura e ter contato com diversas novas obras e assuntos radicalmente diferentes dos seus costumes e de sua família – dentre eles a literatura erótica árabe. Em uma dessas aulas, o estudante conhece a atraente jovem Farah (Zbeida Belhajamor), que acaba abalando muitas de suas percepções sobre corpo, prazer e sexualidade, apresentando ao rapaz um novo olhar sobre relacionamentos amorosos.

Bonfilm Distribuidora/Divulgação

Em entrevista à revista Variety, a diretora Leyla Bouzid comentou sobre o choque entre os dois mundos que passam a coexistir na vida do protagonista a partir de seu ingresso na faculdade: as raízes árabes e suburbanas de Ahmed, que mora na periferia de Paris e descende de uma família que fugiu da Argélia, e a rotina vibrante, boêmia e romântica do centro da capital francesa, onde ele passa a frequentar diariamente e viver desafiadoras experiências.

“Filmar o corpo de um jovem árabe, mesmo que ele seja francês, como isso é visto pelos outros, já é algo político: interessar-se por seu corpo, sua pele, sua sexualidade já é algo político”, ressaltou a cineasta. Segundo ela, a ideia da produção era “propor outra visão de masculinidade, outro tipo de história que não foi apresentada em outros filmes. É algo que está ausente do nosso cinema”, avalia Bouzid.

Bonfilm Distribuidora/Divulgação

Um Conto de Amor e Desejo: * * * *   

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Um Conto de Amor e Desejo:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?