Artigos | Cinema

Precisamos todos rejuvenescer

Change Size Text
Precisamos todos rejuvenescer Filme Filme/Divulgação

Um homem de 30 anos retorna do exterior apĂłs uma estadia frustrada para retomar seu antigo trabalho e as amizades – mas o tempo nĂŁo parou e agora “o passado Ă© uma roupa que nĂŁo lhe cabe mais”, como diz a mĂşsica de Belchior. Esse Ă© o enredo de Velha Roupa Colorida, longa do cineasta paulista Gabriel Alvim que tem estreia nacional nesta quinta-feira (27/5), com transmissĂŁo gratuita pela plataforma de streaming da distribuidora Filme Filme. O filme ficará disponĂ­vel por trĂŞs meses na plataforma.

Além de diretor e roteirista, Alvim descobriu sua paixão pelo teatro durante a faculdade de direito e decidiu fazer esse filme após uma passagem pela renomada Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo, na Suécia, que lhe concedeu uma bolsa para rodar seu terceiro curta-metragem todo em inglês. Apropriando-se da estética mumblecore – movimento jovem de cinema independente dos Estados Unidos, com cenas improvisadas e tramas próximas da vida cotidiana –, reuniu um time de atores que assumiu o risco abrir mão da segurança do texto. O diretor aposta na ênfase aos personagens, na ambivalência de seus sentimentos e no caráter movediço das relações humanas.

Filme Filme/Divulgação

No elenco estĂŁo atores conhecidos da televisĂŁo como Louise D’TuaniAdriano Toloza e KauĂŞ Telloli, alĂ©m de artistas que transitam pelo teatro e cinema como Fabio PennaPedro LopesCarol MelgaçoFernanda StefanskiMarcelo Lazzaratto, Andradina AzevedoDida Andrade – estes dois Ăşltimos tambĂ©m realizadores, já tendo dirigido juntos os premiados longas A Bruta Flor do Querer (2013) e 30 Anos Blues (2019). A produção conta ainda com as participações especiais de performances de Sue Nhamandu e Marco Biglia.

O filme foca na passagem para a vida adulta e toca em temas como frustração profissional, envelhecimento, recomeços e amizade. O protagonista Rached está em busca de um tempo perdido e, ao tentar reunir sua antiga turma, encontra todos vivendo à sombra de suas próprias angústias: Jucá leva a vida que o pai planejou para ele; Digão sofre de depressão e foi excluído do grupo; Caco finge ser um pai de família enquanto abusa de drogas e trai a esposa; Raul banca o idealista, mas não consegue abandonar velhos hábitos machistas. Apenas Carol conseguiu evoluir e segue atrás dos seus sonhos.

Filme Filme/Divulgação

A trilha sonora Ă© composta por jovens bandas de rock brasileiras – Agoristas, Rios Voadores, Fernando Freitas, Sara NĂŁo Tem Nome, Carne Doce e Caio FalcĂŁo e o Bando –, que atuam como um coro grego, comentando as passagens da trama para o espectador. Velha Roupa Colorida Ă© o primeiro longa de Gabriel Alvim, que já escreveu e dirigiu trĂŞs curtas-metragens premiados com carreira internacional e licenciados para a televisĂŁo.

Atualmente, o realizador trabalha na finalização do seu segundo longa, dentro do mesmo gĂŞnero de drama/mumblecore, chamado SolidĂŁo, que Nada, e no desenvolvimento de uma sĂ©rie de drama rural chamada Se For Comprar um CavaloVá a Cavalo. “Para a sĂ©rie estamos conversando com produtoras nacionais de peso para retratar esse Brasil profundo do Centro-Oeste, do mĂ­stico cerrado e seus quilombos… É a regiĂŁo que abriga o maior rebanho de bovinos do paĂ­s. SĂŁo histĂłrias, folclores e causos riquĂ­ssimos que interessam o pĂşblico e permanecem inexplorados”, aposta Alvim.

Mesmo ficando aquém da poesia melancólica e do existencialismo amoroso do cinema do norte-americano John Cassavetes, Velha Roupa Colorida ecoa inequivocamente os filmes do realizador de Sombras (1959), Faces (1968) e Os Maridos (1971), com seus jovens personagens à deriva na grande cidade procurando um porto seguro para atracar seus afetos erráticos e suas vidas sem rumo – referência explícita também nos dois longas realizados pela dupla de atores-diretores Andradina e Dida.

Velha Roupa Colorida: * * * 

COTAÇÕES

* * * * * Ăłtimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Velha Roupa Colorida:

Filme Filme/Divulgação

Filme Filme/Divulgação

Velha Roupa Colorida: * * * 

COTAÇÕES

* * * * * Ăłtimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Velha Roupa Colorida:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?