Artigos | Cinema

“Zana” lembra o terror da Guerra do Kosovo

Change Size Text
“Zana” lembra o terror da Guerra do Kosovo Supo Mungam Plus/Divulgação

Exibido no Festival de Toronto e indicado de Kosovo no Oscar 2020, o filme inédito Zana (2019) estreia nesta sexta-feira (14/05) na plataforma de streaming Supo Mungam Plus. O drama com toques de suspense e terror dirigido por Antoneta Kastrati rendeu à protagonista Adriana Matoshi o prêmio de Melhor Atriz na competição internacional do Fantaspoa no ano passado.

Zana relembra o passado recente brutal do país através da história de uma mulher pressionada pela família para engravidar. Na história, assombrada por seu passado reprimido e pressionada pela família para curar sua infertilidade por meio de curandeiros, Lume (Matoshi) luta para reconciliar as expectativas da maternidade com o brutal legado dos tempos da Guerra do Kosovo, entre 1998 e 1999.

Supo Mungam Plus/Divulgação

Vivendo com o marido Ilir (Astrit Kabashi) e a sogra Remzije (Fatmire Sahiti), Lume é constantemente atormentada por pesadelos e alucinações, traumatizada pela perda de sua única filha uma década atrás durante a guerra. A pressão para que engravide de novo inclui até uma ameaça da sogra de trazer para o lar uma jovem para dividir a cama com seu marido. Lume acaba cedendo e submetendo-se a consultas com bruxas e místicos – o que vai abalar ainda mais sua já frágil estabilidade emocional e mental.

Zana constrói com segurança narrativa uma história envolvente desde seus primeiros momentos, em um registro que flui naturalmente do drama familiar para o filme de guerra, do terror psicológico até mesmo ao flerte com o documentário social. O filme também se destaca pela excelência em aspectos técnicos como fotografia, montagem e direção de arte. Mas o grande mérito está mesmo no roteiro, que coloca no centro da trama essa martirizada personagem – otimamente interpretada por Adriana Matoshi –, torturada tanto pelos fantasmas do passado quanto oprimida pelas obrigações do presente.

Supo Mungam Plus/Divulgação

Supo Mungam Plus/Divulgação

Supo Mungam Plus/Divulgação

Zana: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Zana:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?