Artigos | Cinema

Tensão entre polícia e imigrantes explode em “Zona de Confronto”

Change Size Text
Tensão entre polícia e imigrantes explode em “Zona de Confronto” Foto: Tine Harden/Divulgação

Um dos principais lançamentos do cinema dinamarquês do último ano, o ótimo Zona de Confronto (2020), exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2020, acaba de chegar às plataformas digitais brasileiras. O filme está disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Zona de Confronto acompanha um dia dramático de trabalho na rotina de dois policiais dinamarqueses. Durante uma operação policial em um bairro de imigrantes árabes – o fictício Svalegården –, um jovem é gravemente ferido por oficiais. A comunidade local fica indignada e clama por justiça.

A polícia, preocupada com uma possível insurreição na cidade, aumenta o número de viaturas nas ruas para manter a ordem. Em sua ronda pela região, os policiais Jens (Simons Sears) e Mike (Jacob Lohmann) acabam encurralados, já que a violência escala após a revelação de novas e chocantes informações sobre a ação do dia anterior. Presos em um acerto de contas e engolfados em uma guerra cultural, os dois precisam encontrar uma forma de sair daquele ambiente e permanecerem vivos.

Foto: Tine Harden/Divulgação

O longa foi escrito e dirigido pela dupla Frederik Louis Hviid e Anders Ølholm envolve o espectador em uma espiral de tensão ascendente, à medida que a beligerância latente entre policiais e comunidade de imigrantes está prestes a eclodir sob qualquer pretexto. Zona de Confronto remete ao excelente Os Miseráveis (2019), de Ladj Ly, que também acompanha uma jornada de policiais envolvidos em abusos e conflitos raciais – desta vez nos subúrbios de Paris –, ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

O diretor Anders Ølholm fez sua estreia no cinema com o roteiro do filme de super-heróis Garoto-Formiga (2013), exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Já Frederik Louis Hviid debutou com o curta-metragem Palma (2013), selecionado para o Festival de Estocolmo. Com o curta Halfman (2016), Hviid venceu a categoria Young Directors Award no Festival de Cannes de 2017.

Foto: Jacob Møller/Divulgação

Chamado originalmente Shorta, palavra árabe para “polícia”, Zona de Confronto destaca-se pelas boas atuações do elenco – em especial da dupla protagonista, que passou por um extenso treinamento de campo com um consultor técnico policial antes das filmagens. Jacob Lohmann, que interpreta o violento e racista Mike, também pode ser visto em Loucos por Justiça (2020), outro recente filme policial dinamarquês surpreendente.

A vingança dos nerds dinamarqueses em “Loucos por Justiça”

Foto: Tine Harden/Divulgação

Zona de Confronto: * * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Zona de Confronto:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?