Conteúdo de Parceiro | Uncategorized

Mostra infantil de cinema promove discussão sobre sustentabilidade com crianças com sessões ao ar livre

Change Size Text
Mostra infantil de cinema promove discussão sobre sustentabilidade com crianças com sessões ao ar livre "A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira", dirigido por Beatriz Ohana, é um dos 18 curtas que fazem parte da programação da mostra Semente (Foto: Reprodução)

Este conteúdo é uma parceria da Virada Sustentável com o Matinal. Este link mostra como funcionam as parcerias institucionais com o Matinal.

Em sua quinta edição, a Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade volta a integrar a programação da Virada Sustentável. Se, no ano passado, o festival precisou se adaptar rapidamente à pandemia, com drive-ins e sessões online, neste ano o evento foi pensado desde o início como um híbrido de presencial e virtual. 

Neste ano, serão 18 curtas-metragens de diretores brasileiros direcionados ao público infantil com abordagens lúdicas sobre temas relativos à sustentabilidade. Todos ficam disponíveis no canal da mostra no YouTube (www.youtube.com/sementemostrainfantil) e serão exibidos em duas sessões ao ar livre, no próximo sábado, dia 20 de novembro, às 16h e às 17h30min, na Praça Júlio Mesquita, próximo à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

A curadoria da Semente é feita por Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento que completa 20 anos em 2021, e Aletéia Selonk, produtora e pesquisadora audiovisual, da Okna Produções. De acordo com Aletéia, a própria ideia de sustentabilidade mudou desde o início da Semente, há cinco anos, trazendo ideias não necessariamente ligadas diretamente ao meio ambiente ou à natureza.

“Depois de cinco anos, o conceito de sustentabilidade mudou bastante. Falávamos, e ainda hoje falamos, de meio ambiente, poluição, consumo consciente, mas atualmente englobamos também aspectos como direitos humanos, igualdade social, inclusão, respeito à diversidade, valorização de culturas locais. São ideias que tem a ver com o que pensamos de sociedade e servem de inspiração para as crianças no entendimento do desenvolvimento sustentável”, explica Aletéia.

Filmes são selecionados em todo o Brasil durante um ano

Nascida há cinco anos, a Semente é parceira da Virada Sustentável desde sua primeira edição. Se nas primeiras sessões do evento, a mostra se restringia a uma sala de cinema, com o passar do tempo novas formas e conteúdos passaram a ser apresentados. A pandemia acelerou o processo: 

“No ano passado, adaptamos como deu, de uma forma muito rápida. Esse ano, estamos mais empoderados em relação ao formato”, conta Aletéia, falando sobre a consolidação do canal da Semente no YouTube e um domínio maior das ferramentas online: “As crianças já estão lá, as escolas trabalham muito na web. Fica mais fácil”, diz.

Durante o ano inteiro, a produção nacional é analisada pela dupla de curadoras, que acaba selecionando trabalhos que possam ajudar professores e familiares a debater os temas em casa e na escola com as crianças. E, com a sessão ao ar livre no próximo sábado, o reencontro presencial com o público infantil e suas famílias também deve dar um novo ar ao evento. O diálogo, a convivência e a troca de experiências é parte primordial, conta Aletéia, para o debate sobre sustentabilidade e suas consequências: “Desde o início, aprendemos muito sobre o tema e como ele pode aparecer numa tela de cinema”.

Programação da Virada Sustentável vai até 21 de novembro

Movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo, a Virada Sustentável ocorre em diferentes cidades do país. Em Porto Alegre, chega a sua sexta edição, desta vez em um formato híbrido, com atividades online e presenciais. A cada ano são oferecidas dezenas atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas.

Em 2019, o projeto foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada por 193 países que tem como objetivo contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. 

A programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021, gratuita e concebida para diferentes públicos, acontece até o dia 21 de novembro. Os horários e locais de todos os eventos podem ser conferidos no site da Virada Sustentável. Debates sobre temas atuais como ESG, cidades inteligentes e economia circular estão na programação da TVE e no YouTube, por meio do programa Conversas Sustentáveis, oferecido pela Braskem. 

Dentro da programação, a Virada também promove o projeto Música para Todos, com concertos de orquestras sociais na Redenção. Este projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da Alibem, CMPC, DLL, Kappesberg, Kiling, Salton e Zaffari. 

A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio máster de CMPC, Gerdau e Sulgás, apoio institucional da Casa de Cultura Mario Quintana, do MACRS e da AAMACRS, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura e NIC.br. A co-realização é da Prefeitura de Porto Alegre.

Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade

Sessões presenciais
Quando: Sábado, 20 de novembro, às 16h e às 17h30min
Local: Praça Júlio Mesquita, próximo à Usina do Gasômetro

Mostra online
Quando: de 15 de novembro a 15 de janeiro de 2022
Site: www.youtube.com/sementemostrainfantil

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?