Cultura | Festa | Notas

“Baile de Máscaras” é o tema do 18° Festival Internacional de Folclore de Nova Prata

Change Size Text
“Baile de Máscaras” é o tema do 18° Festival Internacional de Folclore de Nova Prata Foto: Divulgação

Com o tema Baile de Máscaras, o evento que colocou Nova Prata, o RS e o Brasil na rota dos festivais folclóricos internacionais, quer ver as máscaras mudarem no ritmo que todos merecem. O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata acontece entre os dias 7 e 11 de setembro e celebra a arte, a dança e a música. Serão cinco dias de experiência imersiva na cultura, com a participação de 14 grupos internacionais, dos mais diversos países. Oito deles disputam o campeonato, mas todos compartilham o palco com grupos de folclore locais e ao lado do realizador, o Bailado Gaúcho.  

Somando todas as edições anteriores, o festival já trouxe mais de 100 delegações estrangeiras, reunindo 480 mil visitantes. A cada ano, uma temática é escolhida, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo. Com a pandemia, as máscaras, que antes inspiravam os bailes e abrilhantaram costumes, passaram a ser sinônimo de medo e proteção. Com cautela, está na hora de as máscaras voltarem a ser símbolo de beleza, mistério e alegria. E é para essa experiência que o festival convida: uma festa que nasceu pelo empenho de cada um da comunidade e transformou-se em algo maior que todos.

As tão esperadas noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, de quarta a domingo. Durante os dias em que acontece o Festival, o ginásio é transformado numa casa de espetáculos com estrutura completa. E é lá que os grupos locais e internacionais se revezam num intenso e dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1500 espectadores. Juntam-se a eles, mais de 100 mil pessoas que acompanham ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais do evento no Facebook e YouTube. 

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?