Cultura | Evento | Notas

“Caminhos de Anita” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021

Change Size Text
“Caminhos de Anita” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021 Arte: Mauro Vila Real/Divulgação

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. Caminhos de Anita pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da “Heroína de Dois Mundos”, como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Estado, o governador Eduardo Leite, criou uma Comissão Especial, coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac) e integrada por mais 14 entidades. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, culminando com os Festejos Farroupilhas.

Programação híbrida

Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, a programação terá presença de público, mas também será transmitida pelas redes sociais. A programação também será divulgada nas redes sociais da Sedac.

O objetivo é unificar a história do RS, com todas as suas datas relevantes, na maior festa dos gaúchos que é o dia 20 de Setembro, destaca o adido cultural do RS, César Oliveira. “Todas essas celebrações unificadas, como o Centenário do Palácio Piratini, o Bicentenário de Anita Garibaldi, o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra, o Cinquentenário do Movimento Nativista, resgatam o nosso sentimento de pertencimento” , ressalta César.

O artista plástico, Mauro Vila Real, responsável pela identidade visual Caminhos de Anita disse que depois de ter um trabalho consolidado no Centro do País e no exterior, é uma honra poder produzir no seu Estado. “É uma felicidade muito grande fazer a identidade dos festejos usando essa figura feminina emblemática e simbólica que é Anita Garibaldi, e é fundamental que a gente, nesses tempos estranhos e complicados, consiga jogar luz nessas figuras que realmente foram o grande diferencial na construção da identidade histórica e cultural do nosso Estado”, avalia Mauro.

Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. 

No dia 14 de setembro, o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão de 14 a 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações online, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?