Agenda | Cultura | Evento

Curso promove passeio pela história de Porto Alegre

Change Size Text
Curso promove passeio pela história de Porto Alegre

Em um momento de catástrofe e reconstrução da cidade, após a maior enchente de sua história, a Badejo Experiências Culturais vai realizar o curso on-line Um passeio cultural pela história de Porto Alegre. O curso será gratuito e dividido em três aulas, ministradas pela jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, autora do livro Pelas Ruas de Porto Alegre: Um Guia para Conhecer o Centro Histórico Caminhando.

O evento será transmitido pelo canal Badejo Experiências Culturais no YouTube.“Será uma forma de contribuir para o debate e a compreensão da construção política e social da Porto Alegre atual, por meio de sucessivas reformas urbanas baseadas na exclusão dos pobres e negros, na valorização do automóvel, da verticalização e do aterramento do Guaíba, em nome do ’progresso’ e do ‘embelezamento’”, explica Maria Lúcia.

Ao longo do curso, curiosidades, fatos pouco conhecidos, lendas urbanas e histórias bizarras serão compartilhados com muitas imagens e registros.

Para participar, basta se inscrever no site www.badejo.com.br. No dia anterior às aulas, o link para participar será enviado aos inscritos por e-mail e WhatsApp. Aqueles que participarem de todas as aulas poderão solicitar certificado de frequência equivalente a 6 horas-aula.

Programa

Aula 1 – O nascimento de Porto Alegre

Esta aula vai abordar os antecedentes da fundação de Porto Alegre, sua elevação a capital da capitania do Rio Grande de São Pedro, a época em que era uma cidade protegida por uma muralha, com forca, pelourinho e um cais na atual Praça da Alfândega, junto à rua Sete de Setembro.

Aula 2 – Tempos de revolução

No século XIX, a capital gaúcha passou por uma fase de expansão, com a chegada de imigrantes, e recebeu melhorias, como iluminação pública e bondes de tração animal. Por outro lado, enfrentou a Revolução Farroupilha e um cerco que durou quase quatro anos. Essa fase será o tema desta aula.

Aula 3 – Da Belle Époque ao século XXI

Esta aula começa na virada para o século XX, que trouxe inúmeras transformações sociais, políticas e econômicas ao Brasil. O positivismo, que inspirou a República, também deixou suas marcas na paisagem urbana de Porto Alegre, com a construção de prédios icônicos e a primeira grande reforma urbanística da cidade. Recordaremos outras fases marcantes na cultura local, o período da ditadura pós-1964, a redemocratização, a época em que Porto Alegre tornou-se referência mundial em gestão municipal e os fatos que levaram a cidade ao maior desastre ambiental de sua história.

Quando: sábados 25 de maio, 1º e 8 de junho, das 9h às 10h30min

Onde: canal Badejo Experiências Culturais no YouTube

Quanto: o curso é gratuito

Certificação: os inscritos que participarem de todas as aulas poderão solicitar certificado de frequência equivalente a 6 horas-aula

Inscrição: no site www.badejo.com.br

sábado, 25 a 08 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?