Agenda | Cultura

Fórum da ONG Mulher em Construção reflete sobre atuação das mulheres na área do patrimônio cultural

Change Size Text
Fórum da ONG Mulher em Construção reflete sobre atuação das mulheres na área do patrimônio cultural Foto: Ricardo Ara/Divulgação

O patrimônio é construção que se faz no presente: é conhecimento, afeto e troca. Dessa perspectiva, o FAZER – Fórum de Ação, Zeladoria, Educação e Resistência Patrimonial busca discutir aspectos contemporâneos sobre a integração entre patrimônio cultural e educação patrimonial nas práticas cotidianas. Nesta 2ª edição, o FAZER Patrimonial apresenta a temática Mulheres no Patrimônio, debatendo as atuações das mulheres no campo da preservação patrimonial e compartilhando saberes sobre as ferramentas para o cuidado, para a manutenção e para a zeladoria de edificações históricas em espaços urbanos. O evento acontece nesta sexta-feira (2/7), às 10h, ao vivo pelo YouTube do Vila Flores. As inscrições são gratuitas pelo site.

 A roda de conversa online reúne as convidadas Flávia Sutelo, coordenadora de projetos culturais do Estúdio Sarasá; Isabel Kanan, especialista em  Conservação e Restauração do Patrimônio Histórico e Cultural; e Tainá de Paula, mestre em Urbanismo, ativista pelo direito à moradia e vereadora do Rio de Janeiro. A mediação será feita por Martina Lersch, pesquisadora do PROPUR/UFRGS nos campos de conhecimento do Patrimônio Cultural Edificado e da História da Cidade e do Urbanismo.

A atividade integra a programação do projeto Canteiro Vivo – Mulheres no Patrimônio, que também está promovendo a capacitação de mulheres na oficina gratuita de Conservação, Preservação e Zeladoria. O projeto é realizado pela ONG Mulher em Construção, em parceria com o Vila Flores e com o Estúdio Sarasá; tem apoio do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, do IAB-RS e da Escola Aberta – aescoa; e é executado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, com recursos da Lei n° 14.017/2020 – Aldir Blanc.

sexta-feira, 02 a 02 de julho de 2021 | 10h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?