Agenda | Dança

Dança #EmCasaComSesc apresenta “Dos Olhares Nasce O Grito”

Change Size Text
Dança #EmCasaComSesc apresenta “Dos Olhares Nasce O Grito” Foto: André Piranda/Divulgação

Nesta quinta-feira (3/6), às 19h, no Dança #EmCasaComSesc, o Núcleo Iêê apresenta o espetáculo Dos Olhares Nasce o Grito, que relata, por meio do corpo, a realidade do jovem periférico. A transmissão ao vivo acontece pelo Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

A obra relata como os corpos jovens periféricos trazem uma realidade e uma estética próprias. Partindo da questão “o que é ser suspeito dentro de um corpo social?”, o trabalho quer transmitir pela dança, pela música e pela poesia, as emoções e as sensações inspiradas em situações vividas pelos integrantes e depoimentos e relatos de pessoas que passaram, e passam, pela mesma experiência. O Núcleo Iêê conecta a capoeira com as técnicas de dança contemporânea e traz à cena uma pluralidade de caminhos corporais. 

Influenciado pelas músicas populares brasileiras e alguns ritmos africanos, o grupo cria ainda uma trilha sonora que mostra a sua identidade nas letras e nas melodias. Com Alex Araújo, Fernando Ramos, Lion Lourenço, Juliana Farias, Rafael Oliveira e Talita Bonfim e música ao vivo por Pedro Peu e Wesley Bahia. Classificação indicativa: 14 anos.

O Núcleo Iêê surgiu do encontro de integrantes e ex-integrantes do Projeto Núcleo Luz, do programa Fábricas de Cultura, de São Paulo. O coletivo foi criado em 2015, com o desejo de montar espetáculos usando dança, música ao vivo e poesia marginal falada para comunicar, materializar e apresentar títulos criados a partir de experiências pessoais e de pesquisas externas. É formado por integrantes que ingressaram na capoeira quando ainda muito jovens. O nome “Iêê” surgiu da palavra dita como um grito de atenção nas rodas de capoeira e o grupo aderiu a essa expressão como sinônimo do grito de seu trabalho, o qual permeia a manifestação e disseminação de suas ideias e a vontade de chamar a atenção do público para as vivências periféricas cotidianas.

A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens artísticas de Música, Teatro e Dança, espetáculos para Crianças e atividades do Esporte – que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos.

quinta-feira, 03 a 03 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?