Agenda | Dança

Festival Entrando na Dança exibe performance criada por 11 artistas LGBTQIA+

Change Size Text
Festival Entrando na Dança exibe performance criada por 11 artistas LGBTQIA+ Foto: Charles Pereira/Divulgação

Neste sábado (24/4), será exibido pela internet o filme The Face of Ball, criado por 11 artistas LGBTQIA+ da periferia carioca. O grupo foi selecionado pelo festival Entrando na Dança, através de uma convocatória no início de 2021, para criar uma obra performática com foco nas questões de gênero e sexualidade através da cultura ballroom e no voguing*.

Os dez performers foram dirigidos por Blackyva, carioca, negra, trans, cantora e atriz. Criada na Rocinha, ela é conhecida por suas performances urbanas, sempre em tom de protesto. A edição queer do Entrando na Dança foi idealizada para dar visibilidade à cena ballroom carioca e dar voz para a população LGBTQIA+.

Locais icônicos da cidade serviram como locações para as gravações da obra, como o MAM (Museu de Arte Moderna), a Arena Carioca Dicró, na Penha, o Campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, e a centenária Escola de Teatro Martins Penna. O Entrando na Dança deste ano promete trazer à tona para o público assuntos como a invisibilidade de parcela da população por questões de gênero/sexualidade e as dificuldades e ferramentas de superação encontradas por jovens artistas da periferia.

Além da obra que será exibida no dia 24, o perfil oficial no Instagram @entrandonadanca traz para o público desde fevereiro diversos conteúdos sobre a cultura ballroom e o voguing, com posts sobre vivências dos performers e cobertura das atividades do projeto.

Como parte desta movimentação online, desde março está sendo exibida uma série de entrevistas com os performers chamada Ballroom responde e em abril foi lançada uma série de 11 vídeos chamada Ballroom na ponta da língua em que os jovens do projeto explicam de maneira rápida e simples temas ligados a este universo, que tem ganhado cada vez mais espaço na cultura brasileira e nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

A locução é da atriz Julia Lemmertz e para mais informações, basta acessar o site: https://www.entrandonadanca.com/ e o perfil @entrandonadanca. Todo o conteúdo está salvo para consultas futuras.

* estilo de dança urbana e periférica, que surgiu na comunidade negra latino-americana LGBT+ de Nova York nos anos 60, e se espalhou pelo mundo como um movimento político, de ocupação de espaços, celebração e diversidade de gênero, sexualidade e raça.

O Entrando na Dança Queer foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc através da Chamada Emergencial nº 4/2020 – Fomenta Festival RJ da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Foto: Charles Pereira/Divulgação

sábado, 24 de abril de 2024

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?