Agenda | Beneficente | Dança | Evento | Notas

Festival Fênix vai auxiliar profissionais da dança atingidos pelas enchentes

Change Size Text
Festival Fênix vai auxiliar profissionais da dança atingidos pelas enchentes "Sapateando sem Fronteiras". Foto: Nando Espinosa/Divulgação

Pensando em auxiliar o setor da dança – que só em Porto Alegre conta com 103 escolas e 82 grupos e companhias mapeados – atingido pelas recentes cheias no Estado, o próprio segmento se organizou para criar um fundo específico para seus profissionais. Uma das ações para arrecadar recursos é o Festival Fênix, uma iniciativa da ASGADAN (Associação Gaúcha de Dança), fundada em 1969, com colaboração de muitos parceiros.

O evento, que se realiza de forma online de 27 a 30 de junho, está com suas inscrições abertas até 17 deste mês e conta com jurados de renome no cenário nacional, como Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur, entre outros. As premiações incluem bolsas de estudos que foram doadas por várias escolas, incluindo um período de vivência na escola do Ballet Bolshoi de Joinville, em Santa Catarina.

Publicidade

Para se inscrever, basta acessar o formulário e preparar a coreografia. Os vídeos devem ser gravados na horizontal e com câmera parada, sem zoom ou edições.

A gravação deve ser feita em palco ou ambiente neutro, onde apareçam todos os artistas em plano único. A coreografia não precisa ser inédita ou gravada especialmente para o evento, podendo ser uma gravação pré-existente.

Importante ter qualidade de imagem e som para melhor avaliação dos jurados. O vídeo deverá permanecer disponível no link enviado até o dia da transmissão.

Todas as modalidades da dança podem participar, incluindo balé clássico livre ou de repertório, dança moderna e contemporânea, dança de salão, danças urbanas, danças árabes, estilo livre, folclore de projeção, danças étnicas e tradicionais, jazz e sapateado. As mais variadas faixas etárias serão contempladas, bem como as danças solo, em duo, trio ou grupo a partir de quatro bailarinos.

Todo o trabalho do Festival Fênix está sendo feito de forma voluntária, com 100% da renda sendo revertida para as escolas de dança e seus profissionais, sendo que a distribuição dos recursos se baseará em dados colhidos a partir do levantamento feito pelo Colegiado Setorial de Dança do RS. O público pode participar assistindo ao festival e doando qualquer quantia na chave pix que será divulgada durante a transmissão.

Inscrições e informações detalhadas podem ser obtidas neste site.

Juliana Prestes. Foto: Claudio Etges/Divulgação

quinta-feira, 27 a 30 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?